UM SONHO, UM IDEAL... GOIÁS EM NÍVEL MUNDIAL...

Compartilho com vocês comentários e críticas sobre a arte que me faz vivo todos os dias. Divulgo as mesmas como uma forma de agradecimento e também um ato o qual expresso a minha felicidade, pois a minha mensagem está chegando a diversos receptores.

“A Esperança do Planeta Mora no Interior de Goiás”

“Sempre que posso ler o Jornal Diário da Manhã, após fazer uma rápida vista sobre as noticias do dia em seguida vou ao caderno Opinião Pública. Aprecio saber o que pensa esta geração da qual faço parte, a respeito da conduta comportamental da sociedade, que por assim dizer tão desgastada de valores morais, ética e decência. O que antes era inaceitável na sociedade como indecente, imoral, antético e tantas outras condutas reprováveis por esta sociedade; hoje se tornou correto em nossos dias; no entanto o que era correto tornou-se antético, preconceituoso, criminoso, passível de reparação judicialmente por danos morais, ou até de encarcerados. Preocupa-me muito no tocante a inversão de valores desta sociedade, onde tudo é atual e moderno, todavia vejo muita perversidade do homem pelo homem decorrente desta inversão de valores. Li seu artigo no caderno Opinião Pública (“Avenida Brasil, PSY - Gangnam style, Brasileirinhas, etc..." autor: Dhiogo José Caetano - publicado no dia 10/11/2012), o qual trouxe uma breve alegria, enquanto lia perguntava-me onde foi formado?Qual seu berço?Para minha surpresa no final suas referencias, as quais vieram como um alento. Meu Deus! Ainda há uma esperança, temos professor de bons valores étnicos e morais, historiador, escritor e poeta; em regra sobre as atitudes do homem, esperamos que os mesmos pusessem em prática aquilo que o defende. Dhiogo José Caetano você tem tudo pra chegar ao topo! Que DEUS te capacite e dê muito sabedoria para repassar teus valores a esta geração ainda que pareça ser inadequado, antiquado, ultrapassado, mas faça na tua diferença de ser diferente. Tenho amigos professores, ofício o qual se tornou em todos seus níveis do ensino árduo em seu labor, já não é como no meu tempo, onde professor era uma autoridade tanto dentro como fora da sala de aula. Como tenho alegria de ter vivido a adolescência na metade da década de 70, a juventude em 1980 a 1999. Onde os valores eram outros, embora vividos em pleno regime da ditadura dos governos militar, pois estando na idade infanto-juvenil não sabia o que era censura, vivíamos livre como os pássaros. “(Luzia de Oliveira Conceição Escrivã de Polícia - Goiânia/Goiás Bacharel em Direito.)

“O MUNDO GANHA UM NOVO MENSAGEIRO DA PAZ “

“Dhiogo José Caetano nasceu em Uruana, um município brasileiro do Estado de Goiás, situado na região do Vale São Patrício. E um ser humano incrível, com um coração imenso que com a sua poesia, toca profundamente a alma das pessoas. Sua maneira de escrever e clara retratado o seu íntimo. Ele transcende a sua imaginação bem como a sua emoção. E um ser humano engajado nas questões sociais. Defensor das causas humanitárias, como a inclusão dos mais pobres, bem como, a exclusão, seja no mercado de trabalho, como na vida do dia a dia. E um jornalista consciente, coloca bem as suas palavras, pesquisa muito e a sua imparcialidade e total. Repórter do cotidiano sabe descrever com propriedade os assuntos atuais. O artigo “BULLYING: “O Que Leva Um Ser Humano a Destruir a Vida de Outro Ser Igual?” publicado no Diário da Manhã, do dia 08/01/2013, mostra a sua sensibilidade sobre o assunto, mostrando a sociedade de uma forma tão sincera, tão intensa e tão profunda. O artigo foi escrito com a alma. Dhiogo e uma pessoa de uma humildade única, companheiro, amigo, ouvinte, conselheiro. Ser seu amigo e um presente, um privilégio. Através da pessoa do Dhiogo, passamos a acreditar mais nas pessoas, no ser humano, na sociedade como um todo.

O trabalho do Dhiogo e feito com a alma e tem como objetivo único tocar a alma de cada um de nos, nos tornando pessoas melhores, mais espiritualizadas.” (Reginaldo Peixoto GuimarãesEngenheiro civil e sanitarista. Funcionário público federal. Goiânia Goiás.)

“Dhiogo Caetano o Escritor do Século XXI”

“Não vai ser fácil falar do Dhiogo aqui, por vários motivos, eu não sou a pessoa mais qualificada para isso, ainda que analisar os seus trabalhos, muito menos, posso sim fazer a minha opinião mais generalizada sobre o que eu penso e sinto. Começo por falar quando vi algo dele a primeira vez, fiquei chocada, estarrecida mesmo, até porque tenho uma história de suicídio de um irmão mais novo que eu. Sinceramente me desagradou, depois começo a ler mais do Dhiogo, sua poesia, que mostra seu intimo, sua pessoa e procuro saber mais quem é ele. O seu suicido, foi de uma arte sem limites, assustador, mas que mostrou até onde vão os limites deste jovem jornalista, nem um ator conseguia enganar tão bem, mérito dele nesta peça aqui. Falar da sua poesia, ele escreve bem, tem poesia entranhada na alma, como eu digo a veia de poeta, sua poesia fala sobre seu estado de sua alma, quem quer conhecer este jovem basta ler sua poesia, tem algo que o poeta não consegue iludir sempre, já dizia o Fernando Pessoa “O poeta é um fingidor”, o poeta pode iludir sim na sua poesia, mas nunca deixar de transparecer a sua alma sente e acho que nosso ilustradíssimo escritor, também se refere a muitos estágios na alma do escritor. Eu pessoalmente adoro a forma de como ele escreve a sua poesia, é instantânea, provem do seu intimo e sem medo do que outros vão achar ou julgar, ele é amplo nela, ele viaja, transporta-nos além da sua imaginação e da sua emoção. Quanto ao Jornalismo, tive lendo alguns trabalhos dele é minucioso, correto nas suas afirmações, vai ao menor pormenor da sua analise, coloca bem as suas palavras, sem mudar ou dar outro rumo a sua história. Vê-se que faz o trabalho de casa direito, quer dizer isto que, ele pesquisa muito e estuda muito. Como um bom jornalista o deve fazer e nesse seu trabalho a imparcialidade é total o que ainda mostra a sua verdadeira qualidade Vejo que é um defensor de causas humanitárias como a inclusão dos mais pobres e que não tem a voz para se fazer escutar. Preocupa-se também com a exclusão, seja no trabalho como na vida do dia a dia, com as pessoas que são de raças diferentes, ele está em campo e atento e se vê pelos seus trabalhos. Quanto à política e outros assuntos que fazem parte da vida de um jornalista eu não vou falar, pois desconheço essa parte do Dhiogo. O Dhiogo é realmente um jovem jornalista e muito promissor e daqui a uns anos ainda vamos escutar muito sobre este jovem. Agora para finalizar aqui no Portal Literal, apenas posso dizer que foi dos colegas que esteve sempre presente, vi nele uma humildade total, nunca foi vaidoso, pronto para ajudar, comentar, dar auto-estima aos colegas e sempre está presente nos nossos trabalhos. O que eu aqui posso dizer com alegria é que fico feliz por ele estar presente aqui e nos nossos trabalhos.” (Escritora: Elizabete Ribeiro – Portugal)

“Dhigo Caetano, jovem poeta de Uruana, Goiás:

Ao longo desses 13 anos em que participo do Grupo de Poetas Livres, de Florianópolis, SC, tem recebido muito material de jovens escritores que de uma forma ou de outra souberam da existência do Grupo e pretendem publicar na sua Revista ou em Antologias. Em Dhiogo Caetano encontrei mais um talento que, sei, fará muito sucesso ainda na literatura brasileira. Dono de um estilo próprio, ele transmite, como todo poeta, o que lhe vai à alma. Repórter do cotidiano sabe descrever com propriedade os assuntos atuais. Então, Dhiogo Caetano merece um lugar ao sol na literatura brasileira. Espalha tua mensagem de amor e de fé é o que digo ao jovem escritor e poeta.” (Maura Soares Presidente, desde 2000, do Grupo de Poetas Livres, Florianópolis, SC)

“Caros amigos, blogueiros hoje dedico esta postagem para apresentar o trabalho de meu caro colega Dhiogo José Caetano, nascido no dia 24/11/1988 na cidade de Uruana interior de Goiás. Conheci o trabalho do Dhiogo através do Portal Literal do Terra, no qual apresenta seus textos assim como eu. Seus trabalhos enriquecem o site sempre com um ponto de vista muito peculiar e cheio de sentimentos positivos. Creio que o Dhiogo terá grande sucesso no mundo das letras; entre os textos que li, abaixo transcrevo um que muito apreciei. Ao Dhiogo, o pensador que sua caminhada seja sempre iluminada e que preserve a verdadeira essência humana transmitindo em suas obras todo seu dom.” (Blogueira: Quésia M. Grazez)

“Falando de Dhiogo”

“Dhiogo José Caetano, conhecido no universo literário como "O Pensador", um jovem sonhador do interior de Goiás mais concretamente de Uruana, a capital brasileira da Melancia, Graduado em História e com um talento nato para escrita, tem vindo a publicar ao longo do seu percurso como escritor diversos artigos e poemas na Web, com destaque para o Recanto da Letras, Jornal o Povo, Canto dos Escritores, Poetas Livres, e em outras revistas como: Revista Factus e Partes. Dhiogo é também membro integrante de várias antologias e projetos literários, tais como o projeto da Nova Coletânia, Abralie, Encantos do Brasil, Canapé, Litteris e Palavras Sem Fronteiras.

Actualmente, Dhiogo cultiva seu lado jornalístico e pelos vistos com grandes êxitos, é detentor de um canal na YouTube com mais de duzentas mil exibições, onde posta seus vídeos amadores de caráter noticioso e também de entretenimento. Pela sua simpatia e bom humor, ganhou popularidade no universo virtual com vários admiradores do seu trabalho no Brasil e não só. Certamente, falar de Dhiogo José Caetano é falar de letras e sem sombras de dúvidas, tem um futuro promissor naquilo que faz, pois além do talento ele demonstra a vontade de crescer, evoluir e alcançar novos horizontes.” (Mauro Yange Escritor e poeta, Membro do Movimento Literário Lev'Arte Angola.)

“Análise sobre as colaborações de Dhiogo José Caetano no Portal literário”

1. Em Até, Dhiogo analisa a participação dos colaboradores do Portal, o que muito me ajudou a me situar como colaboradora. 2. Em Deus e Vosso Filho Jesus, Dhiogo faz uma curta e contundente observação da luta de todos nós, de forma poética. 3. Em A História dos Diversos Liberalismos encontramos uma abordagem sistematizada de tema tão interessante, amparado por trabalho de pesquisa de Dhiogo. 4. Em Ainda que eu falasse um curto desabafo em forma de poema, estilo literário que nem todos, e aqui me incluo, conseguem utilizar. 5. Salário digno aos professores do Brasil revela no jovem Dhiogo a preocupação com o social, com os temas de nossa realidade e sobrevivência. Não poupa esforços ao abordar o tema, valorizando os CIEPs, idealizados pelo prof. Darcy Ribeiro e que, por razões políticas não foram levados à diante num país tão necessitado deles. Dhiogo não aponta soluções, mas demonstra preocupação e a fundamenta numa tentativa de participar dos interesses nacionais ao se lançar na vida, enquanto tantos jovens preferem se concentrar no lazer ao invés de construir o seu futuro. 6. Em As Melhores Coisas do Mundo discorre sobre o filme mostrando seu ecletismo, o interesse variado nos campos do saber humano, nos chamando a atenção para o universo dos jovens digitalizados do séc. XXI e o rito de passagem da adolescência. 7. Em O que passou passou revela poèticamente, a grande qualidade da humildade. 8. Em Relatório do Estágio explica o que é e sua experiência como estagiário, mais uma vez em texto longo que não economiza seu esforço.

9. Alvarinda é um lindo elogio. Ainda há jovens, como Dhiogo, que valorizam a experiência do idoso. 10. Minha vida na outra vida é um convite ao tema abordado.

11. A doação de livros revela a vontade de participar dos projetos sociais.

12. Sua participação de presença no livro “Palavras sem Fronteiras” o insere no esforço de crescimento pessoal. 13. Idem para Encantos do Brasil II. 14. A coragem para ser feliz mostra um Dhiogo pouco interessado em se deixar abater pelas dificuldades da vida. 15. Casinha Verde denota a sensibilidade do autor diante de tema que toca a todos nós: O aconchego do lar. 16. Amor, Amoroso Amor, a veia poética de Dhiogo cuja temática é a necessária relação amorosa.17. Enigmas de um Crime trás seu comentário ao filme revelando sua capacidade latente como jornalista.18. Belos Versos – Odisséias, poesia.19. O nome da Rosa – Um longo comentário, com apoio de pesquisa demonstrando o interesse pelo saber humano. Dhiogo é um jovem praticamente em início de carreira que mostra versatilidade em seus textos, interesse em tudo o que se relaciona com a cultura e o aprendizado e uma vontade de lutar, se esforçar e vencer que é preciso estimular nos jovens de nosso país, sujeitos a se deixarem levar por caminhos alienantes e de descrença com o sistema.Dhiogo merece a alcunha de O Pensador

Desejo sucesso a você, Dhiogo, que ainda tem um longo caminho a percorrer e demonstra disposição para fazê-lo.” (Autora: Irene Rodrigues)

“Dhiogo Caetano Doa Livro do Projeto Nova Coletânia á Escola Pública de Goiás

Dhiogo José Caetano estréia no projeto Nova Coletânea, publicando o conto “O menino do futuro". Em comprometimento com as ações de inclusão literária, de incentivo à leitura e fomento à produção escrita, ele fez doação de exemplares do livro “Livre Pensar Literário”. O livro, publicado em janeiro de 2010, foi entregue à Escola Estadual "Maria Bárbara do Nascimento" no Estado de Goiás. O autor, jovem de 21 anos, reside em Uruana, Goiás, cidade conhecida como Capital Nacional da Melancia. Ele dispõe de vários espaços nos quais expõe suas OBRAS. Nas vias virtuais, destaca-se a Revista Partes, onde pode se encontrar material diverso tanto na forma como no estilo. Para o projeto, o autor revelou-se em sua versatilidade e, principalmente, na aptidão em trabalhar a narrativa, formulando questões comuns no âmbito das relações interpessoais e familiar por meio de figurações e símbolos de fáceis assimilação e resposta pelo leitor. Há uma intertextualidade marcante no seu texto com a proposição clássica das fábulas e dos contos infantis. O narrador nos conduz a reflexões constantes, bem como a um desfecho que consolida a busca do personagem às respostas desenvolvidas na trama.

Dhiogo cita, quando da doação, ter sido nesta escola (Escola Estadual "Maria Bárbara do Nascimento") o lugar em que deu seus primeiros passos no conhecimento; disse:

—Fiquei muito feliz em retribuir aos meus primeiros professores tanta dedicação por meio deste trabalho. O projeto Nova Coletânea saúda os mestres deste jovem autor engajado na busca do seu ideal literário e faz votos de que outras realizações nestas vias se repitam continuamente.” (Editor da Nova Coletânea: Edir Barbosa)

“Tenho lido constantemente os trabalhos do jovem historiador e escritor Dhiogo José Caetano- No Portal Literal e tenho dito que felizmente hoje ainda há jovens com pensamentos positivos, com a mente e as ações voltadas para uma avaliação mais definida da vida, da existência humana,preocupado com o processo social em que uma juventude ao longo das décadas vem se alienando,voltando-se mais para o campo do envolvimento com drogas ilícitas que prejudicam o pensar, que fazem o individuo transitar entre o nada e a loucura absoluta passando pelo cometer crimes dos tipos mais variados, principalmente o crime contra si mesmo. Contrário a essa realidade que transforma o jovem em peso morto da história, o jovem historiador e escritor Dhiogo José pleiteia avançar na sua história de vida participando da atividade jornalística como repórter ou como colunista ou mesmo cronista do cotidiano, o que sem sombra de dúvidas seria muito interessante para as duas partes, ou seja, para Dhiogo e os Jornais com os quais deseja trabalhar. Pela sua dinâmica de vida, pelo seu desejo de contribuir para que muitos percebam a importância do jovem participar da sociedade como sujeito, como ator social, é que acredito que o jovem Dhiogo Caetano, deve receber a oportunidade de colaborar jornalisticamente com o diário de sua cidade, ou semanário que seja, permitindo que o mesmo possa escrever que sejam uma vez por semana, as suas crônicas, poemas, os seus contos, seus artigos baseados em fatos históricos ou mesmo artigos com base no dia a dia que vivenciamos; para que a sua capacidade de jovem intelectual esteja a serviço da literatura mais abrange e mais popular, como o jornal. (Cezar Ubaldo de Oliveira Araujo Membro da Academia de Cultura da Bahia.)

Diante de tantas palavras, falta-me as palavras para agradecer o apoio que o universo me oferece ao longo da caminhada existencial. Quero dizer que sempre lutarei para levar uma mensagem que liberta e promove a paz. Não sou nada, nesta vastidão de mundo, estou aqui para aprender, aprender, aprender.

Obrigado universo pelas oportunidades e possibilidades!

Diversos Autores
Enviado por Dhiogo J Caetano em 25/04/2013
Reeditado em 25/04/2013
Código do texto: T4258421
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.