No final da história

A vida é uma estrada... um caminhar constante. Ninguém consegue reter esta caminhada, nem sequer por um segundo. É o filme da história de cada um de nós, que vai se processando no decorrer de sua existência no mundo. O que estamos projetando, o que estamos realizando, tudo está sendo registrado no livro da vida de cada ser humano.
Por isso, dizemos que cada minuto vivido é de uma importância muito grande. Mesmo que se esteja descansando, numa gostosa rede a balançar suavemente, a nossa mente está agindo positiva ou negativamente. Tudo depende de como queremos direcionar nossos pensamentos, e o telão nos vai ser apresentado no final da nossa história. Se, no entanto, os males nos assolam, discriminações, exclusões por não sermos aceitos nem compreendidos, somos empurrados para baixo e isso, certamente, nos causa sofrimentos. Não temos forças para espantar para longe a revolta ou, simplesmente, a tristeza, a mágoa, especialmente, quando, de uma certa forma, há perseguições, injustiças, calúnias... pela mesma causa que muitos outros sofreram: ciúmes, despeito e outros semelhantes. A raiz do mal avassalador do desrespeito pelo irmão, que é olhado como sombra para brilhos imaginados ou almejados, por alguém desumanizado que, o toma como espelho, vendo nele as suas negatividades. Tal fato não contribui para o bem e realização do outro e menos ainda de seu próprio crescimento. Mesmo não compreendendo tais atitudes, sabemos que advêm de uma inconversão pessoal. Quem gosta de ler a Bíblia vai encontrar nas suas páginas muito suporte para não se deixar sucumbir ante esses desafios. Entre tantas passagens, uma traz reforço elementar, está na Bíblia, são as “Bem Aventuranças”. (Mt 5, 1-12)
E é sempre bom lembrar que os algozes, nesses casos, são, sem generalizar, aqueles que cursaram faculdades de ensino superior, mas, que nem por isso obtiveram uma conversão nas suas tendências desumanizadas em relação ao outro, vendo neles a sua própria mesquinhez e as atitudes tendenciosas e negativas.
“Não faças da cabeça de teu irmão escada para subires na vida, nem menospreze sua inteligência por não ter tido acesso às universidades, pois para a vida serve mais a sabedoria do que a teoria.”



 
Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 25/04/2013
Código do texto: T4259789
Classificação de conteúdo: seguro