Percebendo os encantos

Era 10 de outubro de 2007, e o dia amanheceu com muito pouco sol. Logo, deu início uma chuva fraca e o dia permaneceu muito nublado com o clima na marca dos 20C°. Após alguns meses atendendo na central telefônica da Secretaria de Saúde e Assistência Social, fui convidada, pelo então secretário Marcelo Elwanger, para assumir o trabalho de assessoria ao lado de seu gabinete. Gostei da nova sala e dos colegas, os quais já os tinha no coração como amigos. O ambiente era agradável e de muita paz. Logo que cheguei, preparei a escrivaninha, a agenda e, no intervalo do atendimento, comecei a escrever para o meu próximo livro cujo tema ainda não está bem definido.
Talvez, seja algo assim como um slide de algumas histórias curiosas. Neste momento, ocorre-me registrar alguma coisa ou pensamento sobre a vida... Vemos que a cada instante se descortina uma nova paisagem, novas pessoas, novos acontecimentos e somos espectadores dessas visões ora positivas ou nem tanto; ora belíssimas, ora menos encantadoras. É como olhar de longe a vida nos seus ciclos biológicos, nas translações que geram as mudanças contínuas entre vida e morte. A profundeza da imaginação em relação à vida no planeta Terra é, extremamente, espetacular... Nosso planeta é, inegavelmente, um planeta vivo e depende da criatura humana para gerenciar, conservar e proteger essa esplêndida obra do Senhor! Pois, Ele lhe deu como morada e com todo o necessário para subsistirmos e sermos felizes enquanto aqui estivermos. Lamentavelmente, vimos que há muita inconsciência, descaso e irresponsabilidade pelos humanos no que diz respeito à missão de proteger a vida como um todo. Essa inconsciência já tem e muito mais terá no futuro consequências desastrosas para nossa sobrevivência no encantador “Planeta Azul”, presente de Deus para nós. É quase sem comentários que podemos perceber, a olho nu, a ganância desmedida deixando suas marcas de negatividade e de destruição do bem comum. O homem polui as águas, os ares, queima as matas. Inseticidas e herbicidas são jogadas nas sementes que irão servir de alimento. E, em curto prazo, consequentemente, estão causando doenças as mais diversas. O aquecimento do planeta já é sentido com pesares. Mas pouco se faz para deter essa realidade preocupante. No entanto, não se deve desanimar. É preciso lutar contra essa realidade gritante. Vamos, nem que seja num simples apelo, através de um singelo poema, uma crônica ou um texto em favor da vida. O mundo tem encantos! Vamos preservá-los! Muitos percebem essas maravilhas e sentem a necessidade de traduzi-las buscando palavras que definam todas essas belezas, e isso pode ser feito através da reflexão e da poesia.



Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 26/04/2013
Código do texto: T4259817
Classificação de conteúdo: seguro