OS QUATRO ÃOS DA NOSSA VIDA

OS QUATRO ÃOS DA NOSSA VIDA

Ayres Koerig

Todo ser humano possui deveres consigo mesmo, com o seu próximo, com a sociedade em que se vive e com Deus. Se cumpríssemos certinho com o que nos ditam as normas que regem a nossa própria consciência e olhássemos mais para a necessidade dos menos favorecidos, a vida se tornaria para todos e, não para uma pequena parte, num mar de rosas.

Este nosso egoísmo em querer Deus para nós, sem nos importar que os outros fiquem com o Diabo, o nosso egocentrismo em pensar que somos melhores que os que nos rodeiam, a nossa avareza, em não saber conjugar o verbo repartir, nos levam a deixar o mundo como está ao em vez de melhorá-lo para todos.

O PRIMEIRO ÃO

OBRIGAÇÃO - - Não pense assim: que isso é uma virtude, quando temos que encará-la num dever de todos.

Acho muita graça, quando me dizem: F.F. foi um grande prefeito, porque não roubou, deixou a prefeitura com as contas zeradas e pagou corretamente e em dia todos seus funcionários etc.

Pergunto-vos então: Foi feita mais que sua obrigação? Não foi para isto que nós eleitores lhe colocamos lá? Ou foi pura e simplesmente para que não fizesse nada e ainda por cima passasse a mão no erário?

Resumindo, obrigação é o compromisso que todos nós assumimos para com Deus, com a pátria, com a família e com nosso próximo.

SEGUNDO ÃO

DEVOÇÃO – Todos, pequenos e grandes, jovens e velhos, brasileiros e estrangeiros devemos acreditar e esperar naquilo que não conhecemos e que, recebemos dos nossos antepassados, frutos e imagens que a escatologia nos reserva. Aprendemos de nossos pais, que fomos criados por Deus à sua imagem e semelhança. Ora, se Deus é um espírito, a semelhança também o é em espírito, E se o espírito de Deus é imortal, o nosso, também o será. Sendo assim, acreditamos que depois da nossa morte carnal, o Todo Poderoso nos dará recompensa ou castigo, segundo aquilo que fizemos, durante esse espaço de tempo em que tivemos entre o nascimento e a morte, ao qual damos o nome de vida.

TERCEIRO ÃO

DIVERSÃO -- É claro que, depois de termos cumprido a nossa obrigação e praticado a nossa devoção, podemos do mesmo modo, divertir-nos, dentro dos limites sãos, que nos dão momentos de alegria, para levarmos a existência melhor vivida. Um filme ou uma competição desportiva na televisão; uma busca ou pesquisa na internet, como também um e-mail remetido a um amigo, até u’a mensagem recebida, para divulgarmos; um piquenique; uma festa de aniversário de criança, de adulto; casamentos, bailes, viagens enfim, tudo aquilo que nos deixa aliviado dos compromissos que temos em nosso dia-a-dia, livres, como aquele pequeno canário, que canta todos os dias, desde o romper da aurora, no flamboaiã em frente da minha casa.

QUARTO ÃO

Também é uma palavra feminina, que não é a toda hora que se nos deparamos com ela. Não está constantemente conosco, ela vem do alto. Não podemos é deixar que a mesma se afaste de nós, a qualquer hora do dia ou da noite. Nas altas madrugadas, quando nos visitar, levantemo-nos e registremos a sua passagem, pois que, pode se afastar sem deixar vestígios.

Você que agora me lê, já adivinhou do que é que estou falando? É dela mesma: INSPIRAÇÃO!

Nota: No próximo sábado quero contar-vos isso em versos!

Ayres Koerig
Enviado por Ayres Koerig em 27/04/2013
Reeditado em 27/04/2013
Código do texto: T4261940
Classificação de conteúdo: seguro