Como ser um bom fracassado
O sucesso é ser feliz, diz o título do livro de SHINYASHIKI que não li. Não porque não queira ser feliz ou por não gostar de livros de autoajuda. Matemática, meu caro. Raciocine. Se todos fossem bem sucedidos em tudo, onde estariam os puxa-sacos? Não creia que o bem sucedido senhor iria curtir olhar para o lado e ver o ex-favela dirigindo um belo Porshe. O pão da inveja precisa ser servido quentinho. Ninguém quer ficar aquém da linha mediana, ainda que se saiba que acima da média está menos de 1 % da humanidade. O negócio da China é saber ser um fracassado exemplar! Para que os filhos não sofram traumas, muitos pais fazem o impossível para atender a seus pedidos. Oportunidade perdida de ensinar que não podemos ganhar todas. Na escola, há quem chore porque numa prova tirou nota oito, quando por seu padrão de perfeição mereceria dez. DRUMMOND se perguntaria: -Para que tanto dez, meu Deus? Há ainda a piadinha do cara que se encontra numa ilha deserta em companhia de uma atriz bela e famosa, mas que depois de algum tempo perde o interesse por não ter para quem contar. A dor do fracasso é maior quando almejamos o sucesso aparentemente imediato dos famosos. Intolerantes à frustração, queremos a magreza de GISELE, mas sem o sacrifício da alface e da academia. Ó dó! Por falar na bela, conta-se que num Natal inesquecível seus pais estavam sem dinheiro para a compra de presentes. O que fez o sociólogo VALDIR? Escreveu uma bela carta para cada uma das meninas BÜNDCHEN, explicando a situação da família e o quanto as amava, diz JACOB PETRY em seu livro O óbvio que ignoramos. Mas se você quer ser um bom fracassado preencha a lacuna a seguir e repita, que nem um retardado, mil vezes por dia: “eu sou _______”. Depois não me diga que fala, fala, mas não emagrece!