Críticas

De vez em quando leio, no fórum do RL, o tópico sobre críticas e críticos. Sobre o assunto, no momento em que alguém levanta a questão, creio que se sinta incomodado com as críticas, ou com quem as faz.

Na verdade, a questão em discussão, é quem as faz. Se tem capacitação, conhecimento, se é legal fazer-se críticas, sem que o autor da obra a ser criticada autorize. É preciso que tenhamos licença para ler e opinar sobre o que lemos, se está publicado num site aberto a quem queira nele navegar?

Penso que, no momento em que publicamos um texto na Internet, ou em outro meio de comunicação, estamos cientes de que pessoas lerão e formarão opinião. Favorável, ou desfavorável. Podem concordar, ou discordar. Podem opinar sobre o conteúdo, forma, ou pelo autor.

Podemos não concordar com as críticas que fizerem, mas ainda que o crítico não seja um expert, tem o direito de formar sua opinião. O que é importante aí, é a nossa postura diante das críticas. Se vêm de um conhecedor, deveríamos aceitar e aprender, se de um leigo, analisar, porque mesmo sendo leigo, pode ter algo interessante a acrescentar.

Não costumo elogiar por elogiar e elogios fáceis, me deixam desconfortável. Se recebo uma crítica, analiso-a e, havendo fundamento, na próxima, tento seguir a sugestão.

E, seguindo o que algumas pessoas escreveram, lá no fórum, aquilo que não tiver fundamento, deleto, ignoro.

Mas, cá pra nós, ninguém diga, jure de pés juntos, que de vez em quando, não dá vontade de chorar diante de construções bárbaras, cheias de erros de português, de todos os gêneros. Vou discordar sempre, de que em nome da arte, possamos sacrificar uma redação correta.

Não critiquemos os críticos, pois estamos fazendo a mesma coisa, desconhecendo quem são. Sejamos tão abertos, quanto esperamos que eles sejam conosco. Queremos escrever e publicar, para tornar nossa criação conhecida, mas não queremos comentários que não sejam louvores. Difícil isso, pois cada um pensa, interpreta o que lê, vê, vive, de uma maneira toda peculiar.

Criticando quem nos critica, assumimos uma postura de superioridade, como se fôssemos seres inatingíveis e classificando alguns críticos como inaptos para o mister, estamos formando sobre eles, opiniões tão ruins, quanto o que pensamos que eles fazem, ao tecerem suas críticas sobre nós.

E, se forma um círculo vicioso.

26/03/2007