O OUTRO LADO DA HISTÓRIA

Imagine como seria nossa vida, se pudéssemos viver o outro lado de nossa história. Fazer tudo de forma contrário aquilo que fizemos. Será que daria certo? Será que acertaríamos nas coisas que temos errado e às que temos acertado, faríamos melhor ainda? Será?

Frequentemente escuto pessoas dizerem: Como gostaria de poder voltar no tempo e corrigir tudo que fiz. Faria tudo de forma diferente, queria apenas uma única oportunidade. Mas a pergunta é: será que realmente faria tudo de forma diferente, acertaria em suas escolhas, e maneiras de viver? Sei não, tenho uma grande dúvida em relação a isso. Porque nós seres humanos, temos e sempre teremos uma inclinação para o mal, para o que é de fácil acessibilidade, para o deleite próprio sem se importar com o semelhante. Geralmente escolhemos os caminhos mais largos sem levar em consideração que, caminhos largos, oferecem maior probabilidade aos erros e fracassos.

Todos nós cometemos erros no passado e gostaríamos de poder corrigi-los. No entanto, esquecemos que todo erro, por mais doloroso que tenha sido tanto para nós, quanto para as pessoas que amamos, sempre nos deixará um aprendizado, uma experiência que nos proporcionará crescimento e amadurecimento para nos sobressairmos em situações difíceis no futuro. Crescimento este, que será necessário para nos engrandecer e nos colocar no topo. Porém, isso não quer dizer que não devemos ter o cuidado e a preocupação em acertar sempre. Mesmos cientes de nossas imperfeições, devemos sempre persistir na busca pelo acerto e a boa conduta.

Em nossa ingenuidade, geralmente nos colocamos acima dos outros em matéria de acertos. Sempre encontramos saídas em lugares onde nosso semelhante se perdeu. Mas a realidade é sempre a mesma: quando testados, cometemos os mesmos ou semelhantes erros aos dos outros que julgamos e condenamos. Eu acho que na verdade, somos hipócritas e demagogos por natureza. No entanto, posso estar cometendo um grave erro em meu pensar, assim sendo, me retrato, dizendo que errar é humano, porém, julgar os erros alheio é falta de sabedoria.

Portanto, para não contrariar minha maneira de pensar, quero lhe dizer que eu também cometi vários erros no passado. Porém, tem um em especial, que magoou muita gente boa, as quais eu amava e ainda as amo muito. Também me fez sofrer demais e até hoje trago comigo apesar do tempo, uma enorme sequela difícil de apagar. Como gostaria de voltar no tempo e poder corrigir tudo que fiz! Mas, será mesmo que corrigiria? Ou faria pior ainda? Não sei, talvez sim, talvez não. Mas de uma coisa tenho certeza, o outro lado da história é muito difícil de viver.

Josildo S Neves

Estava morrendo de saudades do recanto.