A MARCA NA FORQUILHA DO ESTILINGUE

O estilingue, na mão de um moleque de práticas perversas, é uma arma de grande poder de destruição da passarada e das vidraças, ou então, apenas um adereço no pescoço de um guri que quer apenas exibi-lo para se impor perante o grupo.

Hoje o celular, em tudo, substituiu este artefato - é uma arma de auto-destruição.

No meu tempo, um moleque traquinas era paramentado principalmente com um embornal carregado de bolotas de barro queimado e pedregulho, vestido apenas de calção rasgado, e no peito pelado a forquilha do estilingue pendurado no pescoço.

Meu pai, preocupado com a educação dos filhos, naquele tempo sempre me dizia:

- Meu filho, nós temos dois anjos,um mau e outro bom. Cabe a cada um ouvir e se responsabilizar pela escolha e pelo que se faz.

Por conta disso, acabei materializando e posicionando, em cada ombro, os dois anjinhos. O bom, de um lado, todo de branco, de asas lindas e transparentes, um tanto chato e afeminado, vivia dando bons conselhos. No outro ombro, o considerado ruim, todo de vermelho, chifrudo, cornudo por certo, querendo ser amigo, vivia instigando maldades e afirmando que isto era muito divertido.

Presenciei e tive que apartar muita contenda entre estas duas criaturinhas.

Era de costume marcar no cabo da forquilha os passarinhos abatidos. A forquilha do meu estilingue permaneceu virgem por muito e muito tempo.

As oportunidades para desvirginar o cabo não faltavam.

O anjinho mau me cutucava sempre quando, lá num galho mais adiante, aparecia um voante:

- Mate aquele com tua cetra! Você vai conseguir!

O anjo bom gritava no outro ouvido:

- Não faça isto com o coitadinho!

Sempre o instinto mau vencia e lá estava eu, com a bolota de barro na malha mirando o empenado voante.

Shelept, e la ia o projétil, cortando o ar, gananciosamente em busca do alvo.

O anjo mau às gargalhadas, sentado no meu ombro, batia palmas observando a pedra, que voava em direção ao pássaro, enquanto isso, o anjo bom, tentava, por todos os meios, desviar a pelota da rota. E conseguia. Eu errava mais uma vez o alvo, e por incrível que pareça, me deixando feliz.

Tinha moleque que o cabo da forquilha de seu estilingue era enorme só para conter os milhares de risquinhos, marcando a quantidade de pássaros abatidos.

O do meu pobre estilingue era do tamanho normal, apenas ensebado.

Se me perguntassem de quantas marcas o cabo de meu estilingue tinha, eu simplesmente respondia:

- Este é novo! os outros estão em casa.

Um dia a oportunidade surgiu.

A tarde já ia dando mostras de cansada, e com isto, aos poucos, se vestia com seu manto escuro.

Estava sentado, debaixo de uma enorme árvore, descansando da correria do dia antes de me recolher em casa.

Um bando de andorinhas, em revoada aos milhares, procurava abrigo, e foi exatamente nesta árvore que desceram. Com o peso a árvore quase veio ao chão.

Eu debaixo dela não acreditava no que via. Estava completamente municiado e tendo o apoio irrestrito do anjinho cornudo que aos pulos no meu ombro gritava:

- Hoje você vai fazer muitos riscos no cabo de seu estilingue!

O anjinho bom, apavorado, já estava lá em cima na árvore tentando espantar a passarada.

A passarada, aos milhares, chilreava já quase dormitando.

Carreguei minha arma e a estiquei apontando para o alto.

Soltei a pelota.

Nesse momento uma grande confusão lá em cima e a passarada iniciava o vôo em fuga, e eu pensei:

- Maldito anjinho bom, espantou minhas vítimas!

O anjinho cornudo ficou possesso e disse palavrões no meu ouvido.

A pelota rasgou o espaço e atravessou a folhagem da árvore.

Alguma coisa cruzou na frente da trajetória do projétil vindo despencar lá do alto aos meus pés.

Era um gavião enorme, com um pássaro ainda pequeno entre suas garras, e meu anjinho preso no bico.

Naquele momento entendi que a passarada entrou em revoada não por causa de meu anjinho e sim por causa da predadora.

O gavião estava atordoado e a jovenzinha penada se debatia entre as garras da ave de rapina.

Meu anjinho, meio tonto, meio depenado se recompunha aflito a um lado.

Enquanto libertava a pequena criatura das garras afiadas da monstrenga, o anjinho mau gritava a todo pulmão:

- Mate as duas! Mate! Mate que você poderá fazer dois risquinhos

no cabo de sua cetra! Mate! Mate!

Neste momento, toda apavorada pousa na minha mão uma passarinha que feliz, com lágrimas em seus olhinhos, choraminga para mim.

- Muito obrigado, guri por salvar meu filho querido.

Mãe e filho levantaram vôo, e junto com eles lá se foi o risquinho desejado.

A pedrada não foi suficiente para quebrar nada no gavião, mas antes de levantar vôo, puto da vida me diz:

- Moleque imprestável, você quase me matou, e para completar atrapalhou minha caçada, e agora não tenho comida para levar para meus filhotes.

O anjo vermelho ria dando cambalhotas no meu ombro, dizendo:

- Bem feito, ficou sem os risquinhos, seu babaca!

Puto da vida, meti a mão com força no meu ombro matando de vez o anjinho pestilento. Cheiro de enxofre, e penas vermelhas por todos os lados, foi o que sobrou do maldito.

O anjo bom, agora sem emprego, bateu asas e foi morar em outro ombro.

Peguei a forquilha e feliz fiz a tão desejada marca pensando.

- Na verdade não foi um pássaro que matei, mas o diabinho cornudo, e ele tinha asas , e é como se fosse um passarinho, e completei meu pensamento:

- Ninguém vai precisar saber!

E fui feliz para casa.

Mario dos Santos Lima
Enviado por Mario dos Santos Lima em 29/04/2013
Código do texto: T4265957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.