PORQUE EU GOSTO DO BIG BROTHER

Apesar de ver e ouvir muitas declarações calmas ou inflamadas contra o “Reality Show” da Rede Globo de Televisão, tenho que discordar em parte de quem as faz.

Primeiramente, cabe explicitar que também concordo que seja algo de certa forma inútil a formação cultural e intelectual dos cidadãos. Também acredito sim que haja manipulação de conteúdos para melhorar os níveis de audiência do programa e tornar-se mais valioso para os patrocinadores.

Contudo, como administrador de empresas e observador dos comportamentos humanos, tenho que relatar que ao observar os “episódios” diários do referido programa, vi tão somente situações que ocorrem nos grupos sociais cotidianamente. Ou não?

Tomemos as empresas, por exemplo. Quem nunca percebeu que eventualmente em uma determinada época, estava prestes a ir para o “paredão”? Ou que, inesperadamente, apesar de seus esforços colaboradores e crença de que fazia o melhor, fora traído pelo líder numa promoção?

Observei esse tipo de ambiente em todas as empresas para as quais trabalhei. Independentemente do tamanho ou número de funcionários. Algumas em menor escala tornando a convivência mais duradoura e aceitável. Outras em grau muito mais presente. Dificultando a convivência e fazendo-nos implorar para que “votassem” em nossa pessoa. Ou será que não é assim?

Portanto, quando vejo o “Big Brother”, sei que apesar de inútil, retrata apenas uma situação que ocorre naturalmente no ambiente competitivo de interesses convergentes para um objetivo comum. Digo naturalmente, porque a natureza humana, ainda é profundamente parametrizada por padrões morais e éticos extremamente questionáveis. Mas, alegrem-se, chegará o dia em que será diferente.

Mauricio Gonçalves de Moura
Enviado por Mauricio Gonçalves de Moura em 26/03/2007
Código do texto: T426707
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.