*Início de projeto*

Nesta semana, teve início um novo projeto de implantação de novo produto no local onde eu trabalho. Foi contratada uma empresa de tecnologia, foi designada uma equipe de trabalho, foi dada alta prioridade ao projeto, tudo certinho. Além disso, já havia sido realizado um estudo de viabilidade do novo produto, um regulamento para a sua operacionalização, um orçamento global para o projeto, um contrato com a empresa de tecnologia, e até mesmo um pré-cronograma de execução. Agora é a hora de colocar em prática as adequações operacionais e tecnológicas para que o novo produto possa entrar em produção e ser comercializado.

Refletindo sobre isso, reparei que, em todo início de projeto de que já participei, tudo eram flores. O objetivo sempre era muito nobre, a equipe de trabalho era a mais qualificada possível, o produto era viável, o orçamento era suficiente, o contrato era detalhado, e o cronograma era exequível. Mas no decorrer do projeto, via-se que magicamente todas as coisas começavam a desandar. E isso fazia triplicar os prazos, os custos, o trabalho, e a incomodação geral referente ao projeto. Realmente espero que desta vez seja diferente.

Acredito que já aprendi a baixar as expectativas e a deixar de ser otimista em relação a projetos, pois os exemplos que vivenciei demonstraram sempre algum desajuste em relação às altas metas iniciais. Mas confesso que, desta vez, estou achando que tudo me parece realmente muito bem organizadinho: a empresa contratada parece ter todo o know-how sobre como implantar o novo produto, e o contrato parece prever todos os serviços que precisam ser realizados, além de que, o estudo de viabilidade mostra que o produto parece realmente ser muito vantajoso para a empresa, e a prioridade para o projeto foi definida pelo próprio presidente da empresa.

Na verdade, o principal fator que me faz ter fé no projeto é que a equipe designada parece realmente ótima, pois é formada de colegas em quem eu tenho plena confiança, já que conheço os altos graus de dedicação e de competência técnica dela e dele, que são incontestáveis. Incluo aí nesta ótima equipe também a mim mesma (bem feliz, é claro, hehehe), agora iniciante na função de gestora e fiscal do contrato, sendo detentora de "amplos conhecimentos sobre cálculos e controle financeiro, além de ter doutorado em Administração, bacharelado e mestrado em Ciência da Computação, e estar cursando especialização em Engenharia de Software", nas palavras do documento de formação da equipe do projeto. Mesmo tendo todos esses "qualificativos" (hehehe), valorizo muito mais a competência e a dedicação efetiva ao trabalho, do que os títulos por si sós, evidentemente, pois considero que é a competência que traz os bons resultados. E isso todos que me conhecem sabem.

Sei que este novo projeto é mais um novo grande desafio. Como em todos os projetos, as coisas podem resultar diferentes do que se imagina no início. As pessoas podem nos decepcionar, nós mesmos podemos nos "autodecepcionar", flagrando-nos desmotivados para a ação em algum momento no decorrer dos trabalhos, e precisamos permanecer preparados para enfrentar essas dificuldades. Considerando tudo isso, acredito que o caminho para o sucesso deste e de qualquer outro projeto é o superconselho de sempre: expectativas para baixo, dedicação para o alto. E avante! :-)