FELICIDADE E ESTIO...

"A felicidade aparece para aqueles que choram...para aqueles que se machucam; para aqueles que buscam e tentam sempre.

E para aqueles que reconhecem, a importância das pessoas que passaram por suas vidas."

Clarice Lispector

********************

...acordei com um turbilhão de sentimentos me incomodando a alma...um misto de dor, tristeza, raiva, decepção, sentindo solidão em meu coração e até um certo medo da vida!... Não costumo me dobrar me entregar á sentimentos ruíns, ou deixar que eles sequer pernoitem em meu coração - pois desde cedo, aprendi que o coração da gente é um lugar bom, e portanto não se deve deixar ocupar com coisa ruím... Mas é incrível, como as vezes com todas as tentativas, e fugas nem sempre se consegue ! É como se estivesse vivendo em sequidão de estio...é quando sucubem as forças de "mulher maravilha" - sim, aquela da "liga da justiça" dos tempos bons dos desenhos animados que prendiam a nossa atenção e nos faziam acreditar que o bem, sempre vence o mal! ( e até hoje eu creio nisso...creio piamente que sim! Por favor - sim!)

Mas a verdade, é que me sinto...me sinto envergonhada...por ter me deixado ludibriar...por estar me sentindo como se tivesse atirado penas ao vento, na esperança de que fossem compreendidos, recebidos de bom grado e aceitos alguns de meus sonhos e desejos de mulher... (dos mais comedidos até aos mais malinos ) e por isso, me sinto triste e arrazada por dentro...sei que estamos aqui neste mundo, sujeitos a passar por experiências de todo o tipo; mas é que certas coisas para mim, são tão dificeis de serem "engolidas" e digeridas...e quando junto ao pacote, vem como "brinde" o olhar apressado, meio inseguro e cheio de julgamentos, me sinto num estado de indgnação tal, que fico aflita...esmurecida...e os dedos que apontam desprovidos de amor e compreensão, me entristecem, me indignam, porque ferem dolorosamente o meu eu, comprometendo até o meu senso de justiça!

As vezes a gente acha que está caminhando por uma estrada que parece ser diferente de tudo o que já viu...quem sabe rumo á felicidade! E de repente - te aparecem as mesmas coisas...as pedras, os buracos, a poeira, a sujeira...! Ai, as coisas começam a desandar...e vem a dor da decepção...

E aí, pairam em nós inúmeras perguntas sem respostas...

Paradoxalmente, a conciencia que eu tenho de que coisas chatas que trazem dores ( desnessárias) acontecem, é a mesma que me leva á certeza de que a tão sonhada felicidade existe! Mas é bem provável, que ela só dure por alguns instantes...por isso ao alcançarmos, deveríamos cuidar para que essa centelha de felicidade, pudesse ser um pouquinho mais duradoura! Que tal? Mas como fazer, se em nossas limitações, erramos e falhamos...se no momento menos propício, somos egoístas e amantes de nós mesmos?...Será que já sabemos que postura tomar e assim, não fazemos porque não queremos nos dar ao trabalho? Alguns até acham que são muito merecedores -( mas nada fazem para merecer) - anseiam que chegue logo, o tempo da colheita - mas as sementes que plantam, são as vezes tão ruíns que no máximo, virarão estrume, junto com a terra,que também deveria estar sendo arada, cuidada...enquanto isso, existem outros que nem sequer, plantam!

Esta triste constatação, não me veio de uma hora pra outra...entretanto, confesso que se fez mais forte recentemente em meu ser, em minha alma...e em minha mente; as razões são irrefutáveis e estão muito claras em meu peito!

Mesmo em meio á esse estado de tristeza e desolação em que se encontra o meu coração, pude e ainda posso sentir que o mais importante na busca por essa felicidade, nao é o alcance da felicidade em si - e sim " o processo da busca " ...o que passamos o que sofremos, a dura travessia que fazemos para atingí-la...Porque creio eu, que quando a alcançamos temos como nossa maior herança, as marcas dela que certamente são indeléveis...e os momentos que se eternizam, se tornando inesquecíveis em nós.

E isso é lindo, porque pode-se dizer que abraçamos a felicidade numa caminhada em pleno estio!

Trago guardado comigo um desejo forte de alcança-la, novamente!E sei que tudo o que sou e tudo o que for capaz de fazer, por uma causa tão grande, tão boa e tão bela, fará toda a diferença!

Tenho a certeza em meu coração, que apesar de todas as adversidades e surpresas desagradáveis que eu possa ter, sempre valerá a pena, o esforço! Quero e preciso estar disposta a pagar o preço!

Talvez seja isso: Essa certeza, que me sustenta hoje...Sim ! Talvez seja mesmo...ainda que sob a "luz apagada" de olhares apressados, e de mentes e corações que julgam muito, porque talvez não se deram conta ainda, de que precisam se entregar verdadeiramente ao amor e julgar menos, amando só mais um pouquinho assim mesmo, devagar e sempre!

...Eu aceito o desafio...e você?

( Janet Fernandes - 08/05/2013)

JANET FERNANDES
Enviado por JANET FERNANDES em 08/05/2013
Reeditado em 11/05/2013
Código do texto: T4280536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.