FAVOS DE MEL


Hoje, após várias andanças, Banco, Igreja, Padaria, chego em casa e recebo um maravilhoso e esperado presente:FAVOS DE MEL, de Lúcia Rodrigues, nossa querida companheira do Recanto, Fernanda Araújo.
Eu, como sempre, muito afobada no agir, leio as dedicatórias do livro, a orelha, o prefácio e, claro, a dedicatória feita para mim.
Peguei logo o telefone e apressei-me em fazer o meu agradecimento. Elogiei capa, prefácio e, sem prestar atenção, elogiei a trova que fazia parte da dedicatória: "Lúcia, sua trova é linda, gostei demais". Do outro lado da linha, uma voz me diz:" Mas essa trova não é minha, é sua; foi você quem a fez". Perdi o "rebolado", como costumávamos falar antigamente. Não me lembrava e ainda não me lembro de tê-la escrito. Que vergonha! Elogiara o meu texto... Fazer o quê? Lembrei-me então da última Aldravia que publiquei: "palavras/ao/vento/voo/sem/volta/".  As palavras já haviam corrido até a outra ponta da linha telefônica e não tinha mais como recolhê-las. Então só me resta  repetir o "Jogo do contente" de Poliana, imaginando que meu esquecimento poderá transformar-se na pena de Lúcia em mais uma gostosa crônica. Só espero que o alemão não esteja querendo me visitar.
Agora posso dizer com segurança: Já li 20 das belas crônicas da Lúcia e degustei  esses adoráveis favos de mel. São lindas; não há como dizer de qual gostei mais. Cada uma tem seu encanto e a  marca de uma linguagem leve e fluente.
Lúcia, além de cronista,  mostra-se uma excelente memorialista.Em Favos de Mel , a autora não se limita ao cotidiano, mas a este acrescenta o doce sabor das reminiscências. Estou deslumbrada e não vejo a hora de sorver todos os favos e me sentir feliz por ter em mãos tão belas páginas literárias.
A ela, Lúcia Rodrigues, o meu agradecimento, prometendo que voltarei para comentar mais sobre os seus FAVOS DE MEL.