RABADA
 



          Antes de mais nada vamos esclarecer, para quem estranhou o título, que estamos tratando do rabo da vaca (o quadrúpede ruminante). Sou tarado, no sentido de gula, por essa iguaria da culinária europeia aperfeiçoada pela brasileira. Mas já percebi que existe muito preconceito em torno da rabada e por isso, há muita rejeição. São poucos os meus amigos que a apreciam. às vezes quando falo em rabada, muitos torcem o nariz, - Rabada? bleghr!!! Você é louco, não como isso não. 
        
          Acho que muita gente confunde rabada com buchada, que é um prato da culinária nordestina, muito bom e muito apreciado também, mas são totalmente diferentes. Enquanto a buchada é feita com miúdos, rins, fígado e vísceras, ou seja, as entranhas do BODE, A rabada é um guisado específico da cauda do boi, feita com o rabo da VACA, carne muito macia. Disse cauda pra deixar bem claro que é aquele apêndice externo, aquela extensão da coluna vertebral do animal, para diferenciar do ânus, que fica em posição dorsal referente à cauda. Acho que aí reside a confusão, muitos devem ter nojo da rabada por causa disso.
         
          Uma vez estávamos num restaurante, cujo prato do dia era a rabada. Eu pedi logo a minha, sem pestanejar. Um amigo que disse que não comeria rabo de vaca, perguntou ao garçom se havia outras opções e uma delas era língua de boi assada na panela, a famosa carne de panela. Novamente ele recusou, provavelmente por não querer comer uma carne que saía da boca do animal. Conclusão, acabou pedindo uma omelete, OMELETE !!!!??? Será que ele sabia, por acaso, de onde vêm os ovos?

          Bem, eu comi, degustei, me lambuzei e comerei, degustarei e me lambuzarei sempre com a deliciosa rabada, ainda mais com aquele toque mineiro, com polenta, saladinha de agrião e uma pimentinha malagueta, de leve!

          E querem saber de outra coisa? A rabada é um prato ecologicamente moderno, verde como dizem e sustentável, afinal, não é preciso matar a vaca para fazer a rabada, basta lhe extirpar a cauda. E se perguntarem para ela (a vaca), garanto que ela prefere dar o rabo à picanha, concordam?







08/05/2013





 
José Anunciado Arantes
Enviado por José Anunciado Arantes em 09/05/2013
Reeditado em 08/10/2019
Código do texto: T4281245
Classificação de conteúdo: seguro