Pronomes pessoais de caso reto

Hoje acordei conjugando alguns verbos. Conjuguei o verbo nascer, crescer, cuidar, multiplicar e morrer. Para me sentir melhor, conjuguei o verbo ‘amar’ com muito afinco. Jamais havia me dedicado tanto na conjugação de um verbo.

O fiz, em todas as formas e tempos. Com o exercício, percebi alguns aspectos importantes. Dentre eles, que a minha professora era muito ‘boa’ e para comemorar conjuguei tal verbo no modo indicativo, pretérito perfeito ‘eu amei’.

Uma particularidade que considerei importante foi conjugá-lo usando os pronomes pessoais de caso reto, nesta situação até o passado é encantador, Eu amei, Tu amou…. e acaba, quando de modo indeterminado eles e elas entraram na estória e amaram.

Não encontrei uma saída diferente, tentei não amar e definitivamente, conjugar o verbo na sua forma pura, antecedido ou sucedido por um termo de negação foi impossível.

Voltaria a amar, não sei em qual tempo isso aconteceu, mas me encontrei amando e o gerúndio durou muito e muito tempo, na verdade ainda não terminou. Pois, tem o futuro do subjuntivo, presente do subjuntivo, futuro do presente subjuntivo e futuro do pretérito do indicativo.

Entusiasmado com os ensinamentos recebidos de uma professora ‘boa’, resolvi aprofundar meu estudo e percebi que o verbo ‘amar’ não existe para a primeira pessoa do imperativo. Assim, em nenhum caso do imperativo a primeira pessoa do singular, isto é, o pronome pessoal de caso reto ‘Eu’ não existe.

Não entendo muito as reações provocadas por uma descoberta, portanto, não falarei sobre. Ater-me-ei aos pronomes pessoais de caso reto. Sem delongas, percebi certa ordem antes da conjugação de cada um dos verbos, transitivos ou intransitivos que me lembrei pela manhã.

Outrossim, todos os verbos em diferentes formas e tempos, o primeiro pronome pessoal de caso reto parece ser o mais importante, pois, quando no imperativo, muitas vezes inexiste e nas demais formas, em primeiro lugar.

Logo compreendi que para conjugar o verbo amar é preciso ‘eu’ em primeiro lugar e depois ‘tu’.

Sidi Leite
Enviado por Sidi Leite em 09/05/2013
Código do texto: T4282638
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.