Dia das Mães.

Depois do Natal e do dia de N.S. Aparecida, o Dia das Mães, é muito comemorado com justa razão e emoção.

“O Dia das Mães foi instituído em 10 de maio de 1908, pela Miss M Jarvis. Introduzido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, a 12 de maio de 1918, na pessoa da senhora Eula Kennedy Long. Oficialização por iniciativa da senhora Alice Toledo Timbinça.

Decreto lei, n’ 2366 de 05 de maio de 1932 por Getúlio Dornelles Vargas, instituindo oficialmente para o segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães.”

Colhi estes dados do artigo de Herbert Moreira Abreu, diretor técnico do Imec-BH, Publicado em 1999.

Mãe é a santa inspiração para os poetas defini-la em prosas e versos.

Há alguns anos li num editorial de jornal, em homenagem ao Dia das Mães em um tópico: “quando morre uma mãe, uma família começa a desabar”

O poeta Catulo da Paixão Cearense poetizou.

“Vi minha mãe rezando,

Aos pés da Virgem Maria,

Era uma santa ouvindo,

O que a outra santa dizia.”

Também o poeta Octávio Babo Filho, inspirou esta pérola.

“Mãe- é palavra sem rima.

Busca-la é inútil, não tente

Pois mãe está muito acima

De tudo, coisas e gente.”

Mãe é um ser tão forte, que quando ela morre. por mais que a gente a amou, fica à sensação de que podia tê-la curtido-a muito mais.

Lair Estanislau Alves.