Podemos conversar sobre outros assuntos também?

Sabe aquele amigo que não vemos há muito tempo e que adora futebol? Acho que todos nós temos um desse e hoje pela manhã encontrei o meu no ônibus a caminho do trabalho. O problema é que não entendo quase nada do tema e não acompanho os jogos, desde criança nunca fui bom com a bola no pé e quando arriscava, voltava para casa com hematomas na perna, arranhões nas mãos, dedos torcidos... Enfim... Era um desastre.

Mas ele vem todo entusiasmado falando seu assunto predileto e eu sempre fico sem jeito de expor minha falta de conhecimento sobre o campeonato pernambucano, Sport, Náutico e Santa Cruz; então permaneço na conversa como se estivesse entendo tudo, é mais ou menos assim:

-E aí Rubro Negro?

- Oi, tranquilo?

- E então, meu vei o clássico foi foda; tu viu?

- Não, porque no domingo eu estava tocando.

- Haaaa, to ligado; você voltou a tocar... Mas tu perdesse visse...

- É! Foi uma pena...

- Marcos Aurélio perdeu gol demais pow!

- E foi?

- E aquele pênalti de Denis Marques que Magrão pegou? Quase meu vei...

- É seria complicado...

- Mas na Ilha, temos que ganhar... tri-vice não!

- Pois é... não dá!

- Tiago Cardoso pegou aquela de Rithely logo no começo, tu viu?

- Eu não assisti ao jogo...

- To ligado, mas nem visse depois?

- Nem deu!

- Mas assim... o gol do Santa foi golaço, toque de calcanhar de Caça Rato e Denis detonou!

- Foi mesmo...

- Mas e aí? Tu não foi pra nenhum jogo mais não?

- Nada... Faz tempo! (na verdade só fui uma vez quando criança junto com meu pai e meu tio)

- Pow velho, bem que podíamos marcar né?

- E então, marcamos!

- Oxe vai ser massa, tais namorando ainda?

- Nada...

- Quando tiver vamos juntos, em casal ta ligado? Minha namorada adora!

- E então...

- É pow! Vai ser o bicho, tens camisa do Sport?

- Não. (Nunca tive)

- Compra, vamos todos padronizados. Perdemos essa batalha, mas ganharemos a guerra!

Nesse momento ele pede para que eu repita junto com ele baixinho:

- Vamo lá! Vamo lá! Vamo lá! Quando agente tiver lá:

- Pelo Sport nada! TUDOOOO

- Pelo Sport nada! TUDOOOO

Deixei-o vibrando sozinho em seu momento de êxtase e nostalgia:

- Então como é, como vai ser e como sempre será?

-Cazá! Cazá! Cazá, cazá, cazá!

-A turma é mesmo boa!

-É mesmo da fuzarca!

-Sport! Sport! Sport

Interrompi:

- Vou descer agora, foi massa ter te encontrado!

- Digo o mesmo cara, passamos tempos sem se ver, mas é massa quando nos encontramos para colocar o papo em dia. Quem vê assim nem imagina que gostas tanto de futebol. É massa conversar contigo e vou ligar pra tu esse final de semana para marcamos aquela pelada com o pessoal que inclusive tu nunca vai. Deixa da tua preguiça visse!?

- Tranquilo, liga mesmo!

Ser educado tem um preço, mas fico feliz em saber que mesmo sem entender nada sobre os certames futebolísticos consigo ser um amigo legal. Às vezes nos empolgamos tanto com um assunto que acabamos não deixando a outra pessoa trocar ideias e discutir conosco; criamos um monólogo que em alguns casos podem ser exaustivo para quem escuta. Tomemos o cuidado para saber se aquele conteúdo é comum aos dois, se é interessante a ambos. Ou então o prazer da conversa ficará limitado a uma única pessoa, então ampliemos nosso leque de temas.

Nada contra o futebol, mas podemos em horas numa viagem de ônibus, na rua, numa conversa de bar... Tratar sobre vários outros assuntos como mulheres (outra preferência nacional), estudos (nem tanto, para uma conversa informal), música (depende do estilo), marketing multinível (Telexfree, B'BOM; brincadeira... também já não aguento mais); ou seja, ampliar as possibilidades é necessário. Mas depois de hoje prometi a mim mesmo, ser mais interessado e acompanharei pelo menos alguns jogos para não me sentir tão por fora perto de alguns amigos.

Givanilson Soares
Enviado por Givanilson Soares em 11/05/2013
Código do texto: T4284874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.