ENTRE O MUNDO REAL E O VIRTUAL

RIO DE JANEIRO, 15 DE MAIO DE 2013

Hoje como de costume de todas as manhãs levantei ainda sonolenta pelo barulho inquietante do despertador fui guiada quase que automaticamente para tomar banho e me arrumar e depois de algum tempo já estava na rua andando em direção ao ponto de ônibus mais próximo e torcendo para que o transito estivesse um pouco menos caótico nessa manhã.

Bem desejar isso não significa que de fato vai acontecer então meio que conformada com a triste realidade de uma grande metrópole se preparando para grandes eventos com obras por toda parte, que causam muitas vezes o caos para os cidadãos. Entrei em um ônibus e infelizmente todos os lugares estavam ocupados o que me levava para bem longe do meu desejo matinal de um dia sem transito e ir sentada talvez até cochilando, mais me conformei rapidamente com isso e logo pensei em acordar mais cedo no próximo dia, embora tudo isso já faça parte do meu cotidiano hoje passei a observar as pessoas e pude ver como elas estão tristes, o motorista não recebe mais nenhum bom dia e também se acostumou a não ser cordial, o trocador se limita unicamente a fazer a sua parte e nada de facilitar a vida de ninguém. Olhei para o lado e vi como que zumbis em ações mecanicamente realizadas dia após dia. Todos com os seus fones de ouvidos não fazendo questão de ouvir nem seque um som que não fosse da musica selecionada em seu próprio gosto, aqueles fones de ouvidos em volume máximo impedindo de ouvir o com licença da pessoa que está desesperada pra descer no próximo ponto. Passei a notar que todos logo cedo pela manhã já estavam todos em seus bate papos checando as suas ultimas mensagens aquela que o sono da madrugada te impediu de ver e era apenas uma expressão qualquer como um KKKKK ou um RSRSRSRS tão comum em nossas conversas virtuais. Eles olham os e-mails onde estão entupidos de propagandas de compras coletivas sinceramente o tamanho do lixo eletrônico ainda me surpreende. Mas a atitude das pessoas também me surpreendem quase todas as pessoas com os seus minicomputadores de bolsos vendo e atualizando os seus status, postando suas melhores fotos onde acreditam que foram felizes, dando BOM DIA !!!!! de maneira tão delicada que até me assusta, eles não economizam mais nos pontos de exclamação, porém economizam e muito na educação. Nesse momento olho ao meu redor e vejo quase que zumbis com o rosto ainda meio amassado, com cara de quem acabou de acordar, com suas mochilas pesadas parecendo que levam o mundo na costas, com seus óculos escuros em dia de sol ou com seus casacos de moletom quando está frio vejo pessoas que se forçam a se manter acordadas mas que não fazem nenhuma questão de observar o que tem a sua volta, não observam ou fingem não observar a mulher gravida quase que na hora do parto ou a mulher idosa que se encontra logo ali na frente esperando que alguém lhe ceda o lugar, bem essas pessoas reais são bem diferentes dos perfis montados onde se tem muitas qualidades, essas pessoas estão bem longe daquelas pessoas que se soltam em uma conversa virtual mais que perderam o habito de abrir a boca e também tirar o fone de ouvido para que consiga escutar o que passa a sua volta. Eu certamente seria hipócrita em dizer que são faço parte também do virtual, mais aqui para nós eu prefiro o REAL, pois nada compensa quando se está muito triste um abraço apertado desses que você consegue até sentir o coração da pessoa batendo junto com o seu, nada compensa ver um sorriso amistoso no começo do dia e um bom dia de uma voz amigável, nada compensa um beijo apaixonado seja ele de chegada ou de despedida, nada compensa a mão no ombro quando contamos a alguém algo que está nos afligindo, nada compensa ver um filme em um dia frio com alguém querido por perto se tiver pipoca e brigadeiro melhor ainda, nada compensa o amor e carinho sentindo de perto na pele no calor do momento. Embora a tecnologia tenha encurtado as distancias e desfeitos muitas barreiras, nem mesmo a maior de todas as tecnologias será capaz de superar o que somos e somos seres humanos REAIS de carne e osso e temos coração, não somos a junção de fios conectados por uma energia programados para exercer uma função. Não permita que o seu lado REAL seja esquecido por usar demasiadamente o seu lado VIRTUAL, pois se lembre que a pessoa REAL criou o a pessoa VIRTUAL, mais jamais a pessoa VIRTUAL conseguirá criar a pessoa REAL.

Josy Souza
Enviado por Josy Souza em 15/05/2013
Código do texto: T4291611
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.