COMO O "RIQUINHO", DA REVISTA INFANTIL

Terça-Feira, 14 de Maio de 2013

COMO O "RIQUINHO", DA REVISTA INFANTIL.

Nestes últimos dias tenho ficado estarrecido com o que venho observando com relação às notícias envolvendo a Prefeitura do Rio de Janeiro e suas interferências nos logradouros e muitos locais dessa cidade.

Do que li, vi, ouvi e vivi, não necessariamente nessa ordem, pude constatar que o Sr. Paes, Prefeito da cidade, anda dando asas à sua imaginação e parecendo ser o dono dela o que não é verdade. Ele é, apenas, o procurador da mesma, posição alcançada em pleito ao qual concorreu em reeleição, sendo posto lá por prazo determinado e não de forma definitiva como bem o deve saber.

As muitas alterações que já colocou em prática e outras já previstas por ele, dá conta de muita dúvida a respeito do desfecho dessas alterações, a contar a derrubada do Elevado da Perimetral e, mais recentemente, da transformação da Avenida Rio Branco, em seu final, em parque arborizado e próprio para uso de pedestres, inviabilizando o trânsito intendo que passa pelo local diariamente.

Essa última ideia já causa discussão entre os que entendem de alguma coisa ligada à essa alteração, onde os protestos já apareceram, buscando saber os detalhes completos e definitivos de tal iniciativa. Bem como as soluções previstas para elas, no que tangem às dificuldades que o trânsito apresentará com tais mudanças.

É de espantar que ninguém consiga deter a febre de mudanças do Sr. Paes, lembrando um personagem de uma revista infantil, onde um garoto muito rico realiza todas as suas fantasias de criança, apoiando-se, na verdade, na imensa fortuna que possui seu pai. E parece que o Prefeito, mesmo não possuindo essa mesma propriedade desse personagem, deixou o sucesso subir-lhe à cabeça e está personificando esse mesmo personagem e anda pensando que tal cargo lhe concede superpoderes, o que não é real, com certeza. E possível, como o bem deve saber, repito.

Uma das coisas que me estarrece nesse assunto é ver que ele desconhece muitas coisas. E a principal delas é a gastança desnecessária e a destruição de bens públicos, haja vista que aquele elevado foi construído com dinheiro público e é um patrimônio da cidade e não dele, como pode pensar, o mesmo se dando às diversas regiões onde tente alterar por decisão própria, sem uma consulta plena, profunda e correta junto à população, sem usar de subterfúgios para quaisquer alterações.

O que parece ter ocorrido com o Elevado da Perimetral, segundo li em algumas reportagens, dando conta de que ele não apresentou todas as razões que explicassem e justificassem a destruição do mesmo em prol de um túnel que está em andamento a construção, para ser usado como substituição do elevado a ser destruído.

Mesmo um leigo, penso que a população carioca encontrará muitas dificuldades naquela região, a partir dessa troca e consequente derrubada do elevado. Mas penso que existam muitas pessoas com tal conhecimento que possam apresentar discussões a respeito e confrontar as medidas do prefeito nas diversas intervenções que busca fazer.

Espero que logrem êxito nessa confrontação, por certo. Porque dá a ideia da lembrança de um antigo prefeito, Pereira Passos, que em seu governo perpetrou muitas mudanças de cunho revolucionário na cidade, e a mais conhecida foi o alargamento da Avenida Rio Branco. Mas naquela época, convenhamos, a cidade ainda não possuía a estrutura que possui hoje.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 15/05/2013
Código do texto: T4292413
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.