JUIZ  PRECONCEITUOSO??
Enquanto escrevia em crônicas anteriores de que a nossa JUSTIÇA estava cada vez mais se aproximando do povo, o que não deixa de ser um fato positivo, eis que até hoje, ela continua cara e o povo não tem como pagar advogados e a instituição – genericamente- por questões sociais atende uma chamada “elite”, embora haja o recurso da justiça gratuita e muita gente não sabe e nunca ouviu dizer isso...Aliás o benefício da chamada JUSTIÇA GRATUITA tem suas regras. Os casos banais  sempre ficam fora do Poder Judiciário, mesmo com os Juizados Especiais, que reconhecidamente melhoraram pouco a prestação jurisdicional....Isto foi um avanço. Agora,um fato incrivelmente absurdo, indigno e revoltante ocorreu na cidade de Cascavel, no Estado do Paraná,há anos, justamente com um trabalhador rural, na JUSTIÇA DO TRABALHO  , onde o Meritíssimo - magistrado, impediu que o reclamante usando a sua melhor roupa (segundo seu advogado) e usando no pé velhos chinelos-tipo havaianas, esse calçado comum de turistas,veranistas e de trabalhador pobre mesmo, como muitos,(você vê isso todo dia,em qualquer lugar do país) foi impedido de realizar a audiência por estar “vestido inadequado”...(sic), no “sábio” entender  do juiz que faria a audiência. Pasmem!!! Isto saiu no ESTADÃO, dia 23 de junho de anos atrás, página A16, pelo correspondente Evandro Fadel de Curitiba.
Reconheça-se que a JUSTIÇA exige respeito e até há normas para se entrar nos foros, ao que parece proibindo bermudas, camisas regata,bonés e outras parafernálias...Lembro que na década de 60 no Fórum João Mendes Junior, SP-Capital,quando estava com uma cliente de calça cumprida, em cima da hora da audiência-caso de família- o porteiro proibiu sua entrada.... Era então estagiário do C.A.”XI de Agosto”, patrocinando uma causa,are da família (justiça gratuita,como sempre).Hoje, sinceramente não sei se essa absurda ordem ainda é cumprida... Nem procuro saber,eis que o nosso país, - segundo o  Faustão da Globo – disse recente que o Brasil não é do primeiro mundo, nem do segundo mundo... mas do “outro mundo”...Tem razão o Faustão !– Melhor ainda, quando fazia programa – marginal de “Perdidos na Noite”...em outra emissora de televisão.Ainda prefiro o falecido Chacrinha. Agora o apresentador da Globo está contido ,se não estiver policiado pela emissora...nunca se sabe, mas tenho o direito e a certeza de pensar que no mínimo está “contido”,  mais “light”. Na Globo tudo “é céu de  brigadeiro”.Excluindo o animador,essa história de Cascavel faz jus ao nome da cidade, eis que a própria JUSTIÇA DO TRABALHO(supostamente ampara o hipo-suficiente,ou seja o pobre,o empregado) e seu juiz, em particular, não vive a realidade brasileira, e o pior, sem sombra de dúvida, tem preconceitos e dos mais graves.... Não deveria estar no lugar que ocupa o meritíssimo, mesmo violando as supostas regras superiores e, salvo melhor juízo nem falam- certamente- em “pés de chinelo”. O   correspondente de Curitiba abriu o texto assim: “ Um simples par de chinelos de dedo,costumeiramente usados por tantos brasileiros,abriu uma polêmica no Judiciário de Cascavel(PR),situado a 500 quilômetros de Curitiba...”. E assim vai... O nome do juiz Bento Luiz Azambuja Moreira cancelou a audiência porque Joanir Pereira, o “pé de chinelo” estava incompatível com a dignidade do Poder Judiciário”(sic). Para voltar com dignidade o MM juiz remarcou outra audiência para agosto... Como o “pé de chinelo” – JOANIR PEREIRA não usa sapato–por ser pobre e rural (seu chinelo é o habitual), vai ter que emprestar de alguém um par de sapatos  para entrar no  foro de Cascavel!!! Pelo pouco ou nada que se sabe de JOANIR  ele não vai roubar em nenhuma loja um par de sapato novo em loja , até porque em agosto (audiência) poderia estar preso... Aí novamente a audiência não se realizaria,certamente, com sua ausência...Prejuízo e dor de cabeça.Certamente,para o reclamante- "pé de chinelo".
Disso tudo conclui o seguinte: nos Estados Unidos, lá da América do Norte, muitas mulheres não usam calcinha... alguns homens, não usam cueca. Os motivos são vários. Entre eles o incômodo ou alergia que essa peças intimas causam a certas pessoas. Há a famosa síndrome mundial da “alergia” que de uns anos a esta parte vai tomar conta de boa parcela da humanidade por “n” razões:poluição,produtos sintéticos,importados chineses. Até mesmo o aquecimento global! Será que ordens superiores advirão na nossa JUSTIÇA – (essa mania/moda americana já chegou para muitos por aqui)- quando os circunspectos do alto Poder Judiciário proibirem que homens e mulheres não poderão entrar nos foros sem calcinhas e cuecas??? Quem examinará? O porteiro ou o juiz? Quanto a minha cliente-décadas atrás-ela ainda se “salvou” da audiência e conseguiu – não sei como- um vestido emprestado e a sessão foi realizada, com saia, mas isso já passou !......graças a Deus!!