Acesso à Cultura

Acesso à Cultura

Quando falamos acesso, logo pensamos na disponibilidade de meios para chegarmos a algum lugar ou coisa, mas quando falamos em acesso à cultura, e digo na maior amplitude da expressão, podemos pensar que além dos meios que disponibilizamos e dos que haveremos dispor, teremos também, à vontade, o querer do individuo e, este é o fator determinante a este acesso. Pois, nem sempre o caminho é árduo, nem tão pouco inatingível, depende somente do meu “eu querer”.

A cultura está em todos os lugares e coisas, basta estarmos atentos, e termos a sensibilidade de percebê-la, observando cada detalhe, absorvendo cada ato do que viu, leu, analisou, é tudo tão simples, tudo está à nossa volta e alcance, nos vale somente, querer.

Cultura tem várias conotações, dependendo do contexto em que a analisamos, mas nesse caso empírico do conhecimento, do qual me refiro, é o saber, são as competências e habilidades que um individua tem de compreender fatos, analisá-los, interpretá-los e por fim criticá-los, a modo de modificá-los ou de reestruturá-los, contribuindo com o conhecimento cientifico que em suas hipóteses e teorias, são os que nos permitem chegar mais perto do conhecimento cultural e histórico de um povo e, ter o conhecimento das múltiplas culturas existentes.

Ana Cristina Silveira
Enviado por Ana Cristina Silveira em 17/05/2013
Código do texto: T4294565
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.