E AINDA NOS DIZEMOS INTELIGENTES

Sexta-Feira, 17 de Maio de 2013

E AINDA NOS DIZEMOS INTELIGENTES

Apesar de já nos encontrarmos no Século XXI, e ainda considerando que a humanidade já possua uns 150.000 anos, mas que só tenhamos registros de algo a partir de um pouco mais de 5.000 atrás, muitos acontecimentos que se dão nesses nossos dias ainda são surpreendentes. Principalmente em se tratando da relação entre os humanos.

Muitos dos comportamentos das pessoas ainda não são compatíveis com o que delas se espera, no que tange a atos fora daquilo que a própria sociedade determinou, através de suas leis, normas, regulamentos e regras. Ainda se vê muitos atos que podem ser classificados como fora do normal, em se tratando do comportamento humano.

Para isso, existe a Psiquiatria, que consta já existir desde o Século V A.C., e que é uma das especialidades da Medicina, que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de desequilíbrios e sofrimentos mentais de uma pessoa.

Há, também, a Psicologia. Esta ciência é voltada para o estudo do comportamento e atitudes mentais de uma pessoa. Mas que possui algumas vertentes, sendo que a Psicologia de senso comum trabalha com o conjunto de ideias, convicções e crenças que cada indivíduo possui e expressa, naquilo que elas se comportam, pensam e sentem.

No entanto, a cada dia que passa, o que mais se observa em nosso cotidiano é um número acentuado de pessoa às quais podemos classificar como desajustadas. Pessoas que fogem à normalidade comportamental, principalmente naquilo que a própria sociedade criou, como já dissemos, elaborando princípios básicos de conduta para ser observada por cada um de nós nessa vida.

As cadeias estão cheias dessa gente. A Justiça está repleta de processos de todos os tipos, oriundos das más ações das pessoas. As igrejas, principalmente as Evangélicas, estão abarrotadas de pessoas que vão lá em busca de socorros físico, espiritual, financeiro e profissional, por motivos que bem o sabemos: falta de percepção correta no modo de viver.

E em se tratando do nosso país, o Brasil, o que vemos aí em nosso dia a dia, são pessoas se deixando levar por mentiras, engôdos, falsas promessas, e até as propagandas institucionais dos governos - federal, estadual e municipal - contêm elementos que induzem à população a fatos que não são verdadeiros e reais.

Isso tudo, o que causa é uma sensação de desânimo nas demais pessoas. Porque conviver num ambiente assim é altamente desgastante para todos. Mas é principalmente desgastante para aqueles que são obrigados a participar desse processo, mesmo fazendo as coisas certas, diferentemente daqueles que criam essa gama de problemas para si e para todos.

E não há como se evitar tais situações. Ela estão aí às nossas barbas, mesmo. É na família, no ambiente de trabalho, é em todo lugar onde possamos estar. Então, é se perguntar: onde isso irá parar? E como fazer para escapar de tais situações?

Quem souber, quiser ou puder que o responda. Todos agradeceremos antecipadamente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 17/05/2013
Código do texto: T4294828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.