O CAMINHO PARA O CEMITÉRIO

E o corpo embalsamado permanece, e irá permanecer ainda por muito tempo, na tapera!

Seu Zé estava conformado. Sua morte estava com data marcada, e pronto!

Ele amealhou durante sua vida alguns centavos a mais, mas vivia parcamente, como Deus queria, numa tapera lá no limiar da cidade. Um dia alguém, bem vestido, com uma pasta executiva na mão, chegou-se, bateu palma, e ao ouvir o chegante seu Zé grita lá de dentro:

- Pode entrar!

E, autorizado, entrou vagarosamente dizendo:

- Seu Zé, vim vender um plano funerário.

- O que, vivente? o que você ta trazendo prá mim? perguntou perplexo o franzino e mal cuidado Zé.

Vendedor que é de fato vendedor, vende geladeira no pólo norte com a mesma facilidade que um bêbado empurrado rola escada abaixo. Argumentou isto e aquilo, apresentou as facilidades de uso e...

Eu acho que este vendedor estava em treinamento, e como prova final para ser aprovado para o cargo, teria que vender um plano a um miserável qualquer. E seu Zé foi a vítima.

- Mas eu não tenho dinheiro para pagar!

- Não se preocupe, assine aqui e eu pago este auxilio funeral.

E vendeu o plano.

Agora seu Zé estava feliz protegido para uma boa morte. De tudo que o apavorava era não ter um lugar para cair morto. Agora tinha, e dos grã-finos, elegante mesmo.

O plano era lindo. Dava direito a caixão, flores, 2 carpideiras, um carro preto para levar o esquife até o cemitério e pelo menos 4 pessoas para pegar nas alças do caixão e carregar até a cova. A rua até o campo santo estaria revestido de pétalas de flores, e isto foi o que mais o encantou - A rua toda transformada num tapete de flores.

Seu Zé embora magro, grisalho, aparentava saúde, mas um dia a coisa aconteceu.

Levantou cedo, como sempre fazia, e ao se por de pé, sentiu uma dor aguda no baixo ventre.

A dor se embrenhou por entre as tripas, e seu Zé, se contorcendo todo, foi ao pronto socorro.

A espera foi longa e a dor lancinante fez com que, langoroso, caminhasse, diversas vezes, de um ponto ao outro para beber água, e voltar a sentar. Dormiu, acordou e finalmente chamaram pelo seu nome.

- O que você tem? perguntou o médico.

- Se for dinheiro, não tenho nada, ainda tentou abrandar a dor com uma gracinha, mas acabou revelando o que estava sentido no seu combalido corpo.

O médico examinou, examinou, franziu a testa, olhou com aquela cara de Maria Madalena menstruada para o Zé, e antes que ele falasse qualquer coisa o Zé interpela:

- É grave seu doutor? Vou morrer? tenho quanto tempo de vida?

Quase todo médico é um vidente, e olhando aquele esqueleto a sua frente e conhecendo a gravidade do problema disse:

- Você tem medo da morte?

- Tenho não seu dotô.

- Tem plano de saúde?

- Só tenho plano funerário.

- Tem alguém que possa cuidar do senhor?

- Tenho só meu guapeca pulguento.

O médico, pelo diagnóstico, sabia que o miserável estava com os dias contados e desamparado dos planos de saúde. Pegou carinhosamente suas mãos e olhando fixamente nos seus olhos disse lentamente:

- Aproveite fazer tudo o que quiser, pois você tem no máximo três meses de vida.

Seu Zé agradeceu e saiu da sala do médico confortado, incrivelmente feliz, como se tivesse saindo de uma Igreja, de um puteiro ou então de um boteco.

Sentiu uma vontade enorme de cantar, e começou a cantar com sua voz desafinada, mas alegre. Cantou, e cantou muito na dolência da morte. Criou coragem, e finalmente, depois de muitos anos, declarou seu amor para aquela que a vida toda foi seu amor secreto.

Gritou no portão da casa dela:

- Eu te amo!, eu te amo! mas ela não escutou porque já velha e surda.

E fez isto todos os dias durante os três meses, e ninguém o contratou como cantor e nem a velha surda veio declarar seu amor por ele. Ele não se importou com isto.

Chegou o dia e ele feliz morreu.

Lá estava o esquife parecendo um buque de flores ladeado pelas carpideiras e pelos quatro carregadores. O carro fúnebre estava a postos, mas as flores, que despejaram na rua principal que leva ao cemitério, desapareceram nas crateras desta via mal cuidada.

O cortejo teve que tomar outro rumo para desviar dos enormes buracos.

E seu Zé, mesmo morto, mostrou uma expressão de tristeza, e para espanto de todos, o espírito dele materializou-se, abriu a tampa do caixão, sentou-se, pediu para parar, desceu, subiu em cima do ataúde e disse:

- Podem me levar de volta para a minha tapera! Eu paguei um pacote completo para o funeral, e está faltando a rua do cemitério coberta de flores.

E completou:

- Quero ficar em casa até que este maldito prefeito tampe os buracos da rua que leva ao cemitério.

Dito isto o espírito desapareceu e seu Zé, de expressão aborrecida, deitou novamente no caixão.

Mario dos Santos Lima
Enviado por Mario dos Santos Lima em 19/05/2013
Código do texto: T4298100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.