BIS-COITO-E-BOLA-CHA (Crônica familiar)

O biscoito, como todos sabem, é um alimento comestível à base de farinha. Nem todos gostam de biscoito. Aliás, se todos só gostassem do biscoito, o que seria da bolacha, sua prima-irmã, também nascida de algum tipo de farinha? Além do mais, bolacha traz consigo, se desmembrada gramaticalmente, duas palavras que caem também no gosto de muita gente: a "bola" que, é óbvio, lembra o esporte preferido do brasileiro e o "chá", a pupila dos olhos dos ingleses. Se da bolacha tirarmos um pedaço (bol) teremos a palavra "acha", que pode ser uma conjugação do verbo achar ou uma acha de lenha, substantivo feminino.

O biscoito, a exemplo de sua parente farinácea, também pode ser dissolvido. Não o biscoito, mas a palavra; embora se possa desmanchar o biscoito numa xícara de café. O "bi", sonho de todo time de futebol que já foi campeão uma vez; o "bis", que entusiasticamente pedimos quando algo nos agrada; o "oito", um número duas vezes redondo, ou melhor, formado por dois círculos redondos. Aliás, círculo só pode ser redondo! E, para terminar, sobra o "coito" e desse eu me abstenho de falar, por dois motivos: porque todo mundo conhece e porque quero classificar esta crônica como modo seguro e familiar. O Recanto das Letras exige!

Giustina
Enviado por Giustina em 19/05/2013
Código do texto: T4298711
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.