PRIORIDADE ZERO

PRIORIDADE ZERO

A educação brasileira está de pernas para o ar. Massificou-se a educação de péssima qualidade, formando indivíduos totalmente despreparados para o exercício de funções com sabedoria e habilidade. Sabedoria é saber o que fazer e habilidade é saber como fazer. Há necessidade de inversão de prioridades. Atualmente há um enorme e dispendioso esforço em formar universitários. Ocorre, que essa massa que chega ao mercado de trabalho, não tem a necessária base para exercer com competência um trabalho, que hoje em dia, requer conhecimentos robustos em todas as áreas, indistintamente. Está sendo formada, uma grande quantidade de universitários incapazes. Ora, não há como formar gente com capacidade, se o alicerce da formação está capenga e ultrapassado. Há necessidade de investimentos fortes na qualificação de docentes para o ensino fundamental, médio e técnico, que garantam um universitário capaz de entender e acompanhar os estudos, e possam através deles tornarem-se profissionais gabaritados. Não há dúvida de que necessitamos de gente graduada, mas necessitamos muito mais de gente preparada para enfrentar a graduação. Diploma na parede é apenas um papel, o que atesta a capacidade de um formando é a sua capacidade de promover nosso país a índices de produtividade que nos permitam concorrer, em pé de igualdade, com as demais nações.

Enquanto nos satisfizermos com um ensino básico e técnico de péssima qualidade, não sairemos desse atoleiro, que é o freio de nosso desenvolvimento e de nossa cidadania.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 19/05/2013
Código do texto: T4298891
Classificação de conteúdo: seguro