ARQUITETURA E POESIA...

Estava aqui pensando, como o homem é um ser inteligente e como o bom uso desta inteligência, faz diferença no meio em que ele vive !

Cheguei á conclusao de que é muito gostoso e bacana, fazer certas análises quando temos exemplos, que nos tocam fundo, que nos incomodam no bom sentido, provocando em nós uma certa inquietação, no sentido de querermos ir "além" e de despertar em nós aquele sentimento de que ainda podemos fazer mais...muito mais, com o que temos, com o que recebemos de Deus - como os nosso dons ! E parece, que isso se torna mais vivo em nós, quando temos estes exemplos que souberam usar de sua capacidade produtiva e criativa, com uma vida inteira de dedicação e amor ao que lhes fora confiado, simplesmente porque amavam o que faziam!

Trago aqui uma breve constatação sobre a contribuição daquele, que foi o maior arquiteto do país, e um dos melhores do mundo - "Oscar Niemeyer" - nosso expoente internacional da arquitetura!

Um homem que projetou o Brasil internacionalmente com suas obras e projetos arquitetônicos usando de uma criatividade incontestável - criatividade esta, que se destacou porque desafiava o trivial, o comum.

Suas palavras em um belo poema, que faço questão de postar aqui, provam que ele, além de arquiteto de formação e profissão, era também um poeta - já que dizia que a arquitetura era algo que deveria " ser diferente, criando surpresa por dar forma nova " e que "arquitetura é invenção" - E ele tinha razão ! Creio que fazer poesia é isso também! É dar nova forma ou forma ao que aparentemente não tem, ao que ninguém consegue ver...é dispôr-se de algo bruto e transformá-lo, lapidá-lo, torná-lo belo...é inventar... é reinventar...é criar...é dar leveza, beleza... e é amar...dar amor!

Em seu "Poema das curvas" Oscar Niemeyer, usa de palavras inteligentíssimas numa mistura de lógica e emoção ! Palavras carregadas de senssibilidade que citam a natureza, a topografia, a geografia do nosso país, e até as curvas da mulher brasileira e preferida, como bem disse ele - nos fazendo sentir de perto a linha primordial e diferenciada como marca registrada, do seu belo e singular trabalho!

Tive o privilégio de conhecer pessoalmente, algumas de suas obras, que certamente encantam não só pela beleza plástica, mas também pela inovação instigante e desafiadora da própria Engenharia, que cada uma delas, propõe!

Sou "muito fã" de Oscar Niemeyer ...(e não é só força de expressão, não)! Sou mesmo, de carteirinha!

A sua partida deste plano, certamente deixou saudade, mas também nos trouxe a percepção desta ligação irrefutável, que a arquitetura e a poesia possuem.

Deixo aqui minhas palavras de apreço e de reconhecimento pela grande personalidade e pelo excelente profissional que este homem foi em vida.

(Janet Fernandes - 20/05/2013)

***************************

POEMA DAS CURVAS

Não é o ângulo reto que me atrai

nem a linha reta, dura, inflexível,

criada pelo homem.

O que me atrai é a curva livre e sensual,

a curva que encontro nas montanhas do meu país,

no curso sinuoso dos seus rios,

nas ondas do mar,

no corpo da mulher preferida.

De curvas é feito todo o universo,

o universo curvo de Einstein”

(Oscar Niemeyer)

JANET FERNANDES
Enviado por JANET FERNANDES em 20/05/2013
Reeditado em 21/05/2013
Código do texto: T4299996
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.