ESPERANÇA
 

É o que devemos cultivar em nossos corações. O conturbado mundo em que vivemos faz-nos esquecer o que somos e para que existimos diante de tanta desgraça. O homem encontra-se enfraquecido na defesa dos seus direitos perante a sociedade e o estado. As condições financeiras das famílias é motivo aparente do descontentamento quanto à vida. O castigo se apresenta para os menos favorecidos. Procuramos imaginar o imaginário diante das atrocidades sociais que somos expostos. A sociedade preocupada com os seus valores pouco se importa quanto à vida que levam as classes menos favorecidas. Ela se detém diante do poder a que são expostos. O estado de direito a eles são ignorados. O preconceito social demonstra o quanto o ser humano tornou-se desprezível diante dos ensinamentos que nos são passados pelos nossos antepassados. A ignorância parece que tem sido a motivação para que o homem modifique a sua conduta. A falta de comunicação pessoal, o desprezo pela leitura, o acesso às informações medíocres do dia a dia, a falta de convivência harmoniosa nos lares, a desconfiança para com o seu semelhante, o desrespeito para com as crianças e idosos, enfim, tudo isto são motivos para que desacreditemos num futuro promissor para a nossa sociedade. Será que tudo está perdido? Não creio. Acredito na recuperação do homem pelo homem enquanto ser. A sua transformação só se processará se houver desejo de mudanças comportamentais. Cabe-nos lutar neste sentido. Um empurrãozinho, por menor que seja já surtirá o efeito necessário. As mudanças processarão de forma a que o homem venha a reconquistar a sua confiança. A esperança de uma vida promissora para toda a humanidade só acontecerá se houver o comprometimento, de todos, na construção de um mundo melhor. Não podemos abandonar os nossos semelhantes à sorte da vida. Afinal, viver bem não significa tratar-se de um jogo, e sim de uma conquista para uma melhor qualidade de vida. Devemos unir-se com um único objetivo, para que a Esperança seja a última que morre.
Leonel Farias
Enviado por Leonel Farias em 22/05/2013
Reeditado em 11/10/2013
Código do texto: T4302830
Classificação de conteúdo: seguro