COMO NOS TEMPOS DA DITADURA

Um repórter de rua interpelou alguns transeuntes:

- Você sabe quais são os termos essenciais da oração?
Alguns responderam “não sei, não me lembro”. Mas, antes de apenas um que acertou, outro respondeu:

- “Ah, acho que é louvar, agradecer...”

Claro que o entrevistado supôs outro tipo de oração (prece). Mas, mesmo assim, faltou-lhe um terceiro elemento: súplica. Segundo os orantes de plantão, uma oração se compõe de três partes: louvor, agradecimento e súplica, rigorosamente nesta ordem.

Cabe-me aqui, a bem da clareza, explicar objetivamente o que o repórter não falou acerca da oração gramatical, objeto da reportagem. Há que se distinguir frase, oração e período: frase é todo enunciado de sentido completo. Pode constituir-se de uma ou mais palavras: “Silêncio”, “Atenção”, “Menina bonita”, “Casa de campo” (Frase nominal); com um ou mais verbos: Cantemos.”; “Podem vir os dois” “Eu gosto de cantar”. (Frase verbal) = oração, formando um período, que pode ser simples (uma só oração) ou composto (mais de um verbo = mais de uma oração): "Sorriu, cantou, dançou, bebeu até cair". Toda oração é uma frase, mas nem toda frase é uma oração. Oração é uma frase que contém verbo. Período é a frase organizada em oração ou orações.

O repórter insistiu até que um dos entrevistados foi feliz na resposta: “Os termos essenciais da oração são sujeito e predicado.

A entrevista avançou:

- Você sabe quais os termos integrantes da oração?

Parece até piada, mas houve quem respondeu: “Ah, Pai Nosso, Ave Maria e... acho que o ato de contrição”.

Sempre aparece um CDF, e este respondeu: “os termos integrantes da oração são complemento nominal,  complemento verbal e  agente da passiva.


Aplaudiram-no.

Por fim, a confusa entrevista reuniu curiosos, muita gente cercando o repórter, muitas risadas.

- E os termos acessórios da oração, você, por favor, saberia responder-me?
- “Ah, só entendo dos acessórios do meu carro.”- Respondeu um engraçadinho.

Ninguém acertando, o repórter encerrou a matéria dizendo: “Os termos acessórios da oração são: adjunto adnominal, adjunto adverbial, aposto e vocativo. Explicar e exemplificar tudo isso fica para a próxima reportagem.

Quanto a mim, leitor, não queira saber o porquê do título desta crônica, pois nem sob tortura responderia.
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 23/05/2013
Reeditado em 23/05/2013
Código do texto: T4305186
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.