FRUGALIDADE E HUMILDADE...

Creio que só quem experimentou o gosto amargo da dificuldade e passou por experiências difíceis em meio á precariedades da vida, sobrevivendo á tudo com paciência e mansidão, sabe distinguir o brilho da verdadeira simplicidade. Penso que não há honra nenhuma junto aos orgulhosos, aos prepotentes e aos arrogantes já que a sabedoria está diretamente ligada a gente humilde de verdade! E não se engane - pois o caminho que nos conduz á humildade é essa frugalidade...essa simplicidade; certa vez li algo que dizia que a humildade é "a virtude que dá o sentimento exato do nosso bom senso ao nos avaliarmos em relação às outras pessoas". Quando penso nisso me reporto á pessoa de Cristo que sendo ele em forma de Deus, não exigiu nenhum direito sobre isto...a Bíblia diz que Ele "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se, sendo obediente até à morte, e morte de cruz". (este texto encontra-se na carta de Paulo - aos Filipenses...)

Absorta em pensamentos e sentindo uma grande nescessidade de falar sobre amor - (eu não poderia deixar de falar- claro que não )por isso venho de cátedra afirmar que uma das principais características do amor é a humildade - já que o mesmo não se ensoberbece - não se vangloria...pelo contrário, tudo sofre - tudo crê e tudo suporta!

Eu acho magnífica, a citação de Paulo ( adoro ler as cartas dele - nos trazem grandes ensinamentos) quando ele, em uma de suas cartas aos Coríntios, num determinado momento, diz que: "Ainda que eu falasse a língua dos anjos e dos homens e não tivesse amor, seria como metal que soa, ou como címbalo que tine!...E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria". Gente! Que coisa forte, não? Significa dizer que eu posso fazer o que fizer, ser o que for e ter o que tiver - se entre todas essas coisas, e tudo o que me propôr a fazer com elas e por elas, se no entorno de tais coisas, não sobrepujar o amor, de nada me adiantará...e eu nada, nada serei!

Sentindo a dimensão da seriedade disso, então eu me pergunto - é possível aos orgulhosos amarem verdadeiramente?...se uma das principais características do amor é a humildade, como alguém pode dar algo que tem como característica principal o que ele próprio, não tem, não possui? Me perdoem, mas é antagônico demais pra mim, e me foge á compreensão! E por mais que eu evitasse - esta foi a pergunta que não quis calar, quando me vi diante de minhas reflexões aqui.

Talvez por isso justifique a existência de tanta falta de respeito, tanto egoísmo e em tantos casos, a presença fétida da inveja de alguns, sobre a vida e o modo de ser, de outros. Como se isso não bastasse, dentre tantas coias, ainda há também uma confusão entre o que é amor próprio, e orgulho. É preciso ter discernimento, para não deixar-nos enganar por emoções que descalçam os nossos próprios pés - emoções estas, que podem fazer com que criemos ( involuntariamente) falsas impressões sobre nós, aos outros.

Creio que a humildade mora onde não há, a predominância do orgulho. E está, onde o amor está! Precisam andar juntos! Como se um, fosse o reflexo do outro!

Talvez, a simplicidade acontece e aparece quando temos a convicção dentro de nós que roupas, calçados ou qualquer bem material, ou apetrecho "caro" que eu possa estar usando, ou que eu possa ter, não é capaz de ofuscar, apagar o que tenho de mais valioso em mim... é ter a consciência de que eu não sou melhor do que "A" ou "B", ao mesmo tempo, sentindo que o que sou e o que trago em mim como pessoa, enquanto gente, não poderá jamais ser comprado, negociado, pelo simples fato de não ter preço. E se é assim, então o que mais deve importar, é poder ter esta simplicidade em mim que emana de um coração cheio de um amor solícito, porém carregado de certezas e convicções que refletem em meu ser salutarmente!

Concluo meus pensamentos, então com a ideia fixa de que esta simplicidade, paradoxalmente é algo " caro" ( apesar de não ter preço) por na verdade, ser algo que não encontramos em qualquer esquina - mas no jeito de ser e de viver de quem é humilde de fato; e eu parto ainda para a máxima de que seu valor excede ao do dinheiro - porque com ele, esta simplicidade - não poderá jamais ser comprada!

Simplicidade - esta é, a qualidade frugal e indispensável aos que gostam, amam e cuidam para que ela esteja, sempre que possível em derredor!

Vivenciar isso, e/ou fazer parte de um mundo onde certos valores são cultivados, faz uma imensa diferença em nós!

Talvez o que eu esteja a dizer aqui não seja novidade pra ninguém...mas e daí, se não me custa nada lembrar, á alguns que parecem viver neste mundo, sempre a esquecer-se disso ? Faço parte do time dos que aprenderam e cresceram em meio á precariedades e dificuldades que a vida insiste em nos impor de vez em quando... (e não faço nenhuma questão de esconder isso) - se eu sei que o que está em mim, é certamente, bem bem maior do que as próprias dificuldades que me foram e ainda me são apresentadas...

Simplicidade casada com humildade - é o que eu preciso para bem viver - é o que me faz saber que além de mim, existem outros, que têm a sua importância e o seu valor - simplicidade e humildade são palavras antônimas de orgulho e arrogância!

A frugalidade me remete a um coração desprovido de egoísmos sendo finalmente, o que não me permite olhar apenas para o meu próprio umbigo ! E é o que me faz ser melhor -não melhor do que os outros - mas melhor " para" e em prol dos outros!

(Janet Fernandes - 27/05/2013)

JANET FERNANDES
Enviado por JANET FERNANDES em 27/05/2013
Reeditado em 09/03/2015
Código do texto: T4311489
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.