PRIMEIRA BIENAL RURAL

Tenho  grande preocupação:  o sobe e desce - como se fosse termômetro - quanto à alienação dos alunos, em relação à qualidade de espaços públicos literários.
Foi divulgado pela rádio local, no final do mês de março, um projeto para inauguração de várias bibliotecas na Zona Rural do município,  objetivando incentivar o aluno a adquirir o interesse pela leitura.
Consta ainda no programa, o desenvolvimento de projetos pedagógicos nessas escolas nessas  com as Oficinas de literatura - Saraus, Contadores de Histórias, Circulo de diversos tipos de leituras, enfim, envolvendo também à participação da comunidade.
As Escolas Municipais urbanas de Mimoso do Sul - ES,  possuem alguns projetos 
com o objetivo à leitura; a "Monteiro da Silva",  por ser minha vizinha, lembro-me que o evento “Feira Literária” ocorre no mês de setembro.
Pois bem, retorno ao segundo parágrafo dessa crônica, que anuncia a criação de várias Bibliotecas na Zona Rural.
Em Santo Antonio do Muqui temos a Biblioteca  "Vovó Detinha", nome esse, em homenagem a uma grande estadista daquela vila, 
- Não  por ser ela minha mãe - Quem ainda não a conhece procure estudar a sua biografia;  mas como eu argumentava: tal Biblioteca fechada... Lamento também o desaparecimento de documentos e tambénm uma fita de vídeo, os quais, faziam parte do acervo da história daquela comunidade.
Em Escolas de outros Distritos; como: São José das Torres e Conceição de Muqui, 
as Bibliotecas encontram-se quase fechadas. E dentro da cidade temos 
bibliotecas - lotadas de informações, também fechadas ou ás vezes funcionam meio expediente, motivada por falta de bibliotecários.
"Será que não seria melhor investir nessas que estão montadas?"
Há! Como eu sou difícil de entender as coisas!  Ás vezes preciso do computador,  essas possuem um computador?... Questiono!
 - Serão criadas mais bibliotecas nas comunidades rurais ou mais livros depositados numa "bela sala", inaugurada cheia de jarras de flores, cortinas, paredes novas, bem pintadas? Depois... "Portas fechadas!"

Após três semanas dessa crônica,
Veio alguém, que consciência plantou,
Muitas histórias não foram perdidas,
E a biblioteca "Vovo Detinha" foi garantida.

Hoje já está reaberta,
Aplausos de toda gente,
Vamos incentivar a leitura,
Nao deixe que apodreça tal semente.