MEDO DO AMANHÃ!

“Onde o medo está presente, a sabedoria não consegue estar.”

(Lucius C. Lactantius)

O receio da miséria, das doenças, do desemprego e principalmente da morte pode levar o homem a uma condição de vida bastante difícil. Para piorar, criou-se o hábito de não se levar em conta o momento presente. Muito embora, o ontem não voltar mais e o amanhã ainda não ter acontecido. De real mesmo na vida, só o AGORA! Certamente, toda essa insegurança seria menor se fosse considerado apenas o momento atual.

Lembro-me de um senhor de mais de oitenta anos, Toda semana visitava a casa de minha mãe em busca de auxílio para o provimento de seus 4 netos, pois os pais foram embora e deixaram as 4 crianças com o pobre velho.

Certa feita, ele chegou até nossa casa para sua visita semanal, chovia bastante, estando completamente molhado. Mamãe consternada com a situação do ancião, no final da visita, levou-o de carro até sua casa, passou antes em uma loja e comprou um guarda-chuva e deu-lhe de presente.Na semana seguinte, coincidentemente, no mesmo horário estava lá ele de novo, debaixo de chuva, bastante molhado e evidentemente, sem o guarda-chuva. Quando perguntado sobre o utensílio, respondeu incontinente: “ah, está lá em casa bem guardado, pois um dia, a gente pode precisar...!

Como ele, muitos de nós, temos preocupações excessivas com o dia de amanhã. Minha mãe tem um faqueiro de prata que nunca usou. Segundo ela, estaria reservado para uma situação especial que nunca chegou e que possivelmente, nunca chegará.

Isso não quer dizer que não se deva ser previdente com o futuro. Poupança, casa própria e uma boa aposentadoria são importantes para uma velhice mais tranqüila. Entretanto, não se deve esquecer que o EQUILÍBRIO é fundamental em todos os aspectos da vida, logo preocupações futuras não podem fugir a essa regra básica. Muito embora, mesmo o fato de ter consciência de tudo isso, não é fácil viver de uma forma totalmente equilibrada, principalmente com incertezas do desconhecido vindouro. Todavia, o conhecimento do problema representa o primeiro e decisivo passo rumo a sua solução.

João da Cruz
Enviado por João da Cruz em 31/05/2013
Reeditado em 22/05/2016
Código do texto: T4318267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.