Regina Coeli (Rainha do Céu)

Um dos dias mais significativos para os católicos é o último do mês de maio, o mês de Maria, mãe de Jesus, quando acontece a cerimônia da coroação, realizada nos templos e em lugares em que a fé e o amor se harmonizam. Nesse dia, ofertamos à Mãe do Céu perfumadas flores, o nosso coração e a merecida coroa de Rainha. No altar iluminado, anjos fofos e coloridos entoam hinos de louvor, aguardando o grande e sublime momento.

Em minha cidade, essa solenidade era celebrada com amor e espírito de religiosidade, que é característica das pessoas de minha terra, graças a Deus. Quando criança, sempre participei desse evento, oferecendo flores, mas o meu sonho de ser anjo e coroar Nossa Senhora nunca realizei, porque sempre escolhiam as meninas loirinhas. Será que no céu só existem anjos loiros?

O tempo foi passando e depois, estava eu feliz, dirigindo a pedido do Monsenhor - nosso pároco, as coroações na Igreja ou na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde empreguei todo o conhecimento adquirido no convívio das Irmãs de Caridade, no colégio interno onde passei seis anos da minha adolescência. Cada ano exibia uma coreografia diferente em que não faltavam anjos loiros ou morenos, luas de pessoas com lanternas azuis iluminadas, ou rosários com lanternas vermelhas e azuis; flores e coração para ofertar, queima de preces e a Coroação pelos anjos. Isso constituía para mim uma paz celeste, uma levitação em que minh’alma transcendia o trabalho, o esforço, as dificuldades com que me deparava a cada instante.

Das músicas, a mais cantada no ato da coroação, desde que me entendi por gente, foi esta, que se alguém souber, cante porque hoje é para lembrar que Maria é nossa Mãe e Rainha.

Veja a letra do hino:

(Anjos cantando:)

“Do céu à terra vêm os anjos

Jubilosos a cantar

E a Tua fronte, ó Maria,

Com ternura coroar.

(Anjo coroando:)

Aceita, pois esta coroa

Que dos céus foi enviada

Para seres, ó Maria, (bis)

Pelos anjos coroada.( “ )

(Anjos cantando:)

Maria, eis a Tua fronte

Com a coroa cingida!

Rainha dos céus e da Terra!

Pelos anjos conhecida.”

O encerramento do mês de Maria deixa uma saudade perfumada nos corações dos filhos que a amam, filhos sim, porque o próprio Jesus, enquanto estava na Cruz, olhando para Ela disse, apontando para o apóstolo João: _ Mãe, eis aí o teu filho! E vice-versa: _ Filho, eis aí tua mãe.

Desde então ficamos confiados à proteção do manto azul de Maria, nossa

Mãe e Rainha dos céus.

***

Maria de Jesus Araújo Carvalho.

Fortaleza, 31/05/2013.

Maria de Jesus
Enviado por Maria de Jesus em 31/05/2013
Código do texto: T4318524
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.