*Projeto inicia bem com equipe competente*

Já faz um mês que teve início um novo projeto de implementação de novo produto na empresa em que eu trabalho. Para desenvolvê-lo, estou eu como gerente de projeto, coordenando os esforços de uma equipe de 20 pessoas, que estão lidando com duas empresas de fora do Rio Grande. Neste um mês inicial, já foram alcançadas algumas metas iniciais fundamentais, como o entendimento do funcionamento do produto (depois de muito estudo por parte de toda a equipe). Além disso, as equipes das áreas de negócio já iniciaram e já estão concluindo suas definições referentes ao novo produto, e a equipe da área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas já iniciou e já está concluindo suas definições de especificação técnica das adaptações de sistemas necessárias para o novo produto.

Considerando esta etapa dos nossos progressos, reflito sobre "como é bom trabalhar com gente competente!". É impressionante! As coisas funcionam muito bem! As tarefas solicitadas são prontamente atendidas! As reuniões para esclarecimentos e definições resultam em esclarecimentos e definições, de fato! (e não em tempos perdidos!) As definições dadas pelas áreas de negócio refletem-se nas especificações dos desenvolvedores da área de tecnologia, de uma maneira sensata e organizada, em que o processo de "tradução" parece fluir com tranquilidade. É verdade que existe, para este projeto, a definição de "prioridade número 1" por parte do próprio presidente da empresa, o que eu acredito que ajuda "fortemente" o projeto a andar com celeridade. Ainda assim, creio que o principal, ou mais valoroso fator que ajuda o projeto a andar com celeridade é mesmo a competência das equipes.

As duas empresas com as quais estamos trabalhando têm comprovada experiência com o novo produto, e serão parceiras da nossa empresa no processo de operacionalização do produto. Em todos os contatos que tivemos com suas equipes - em reuniões presenciais, por telefone, por email -, elas sempre se mostraram totalmente abertas ao diálogo, às explicações, e à troca de ideias a respeito do novo produto. Acredito que essa boa vontade tem altíssima importância em um projeto como este, do geralmente tão competitivo mundo empresarial, pois traduz em ações o conceito de "parceria empresarial", permitindo que a nossa equipe aprenda sobre o novo produto, e, portanto, permitindo que o projeto se desenvolva em uma dinâmica harmoniosa entre as empresas envolvidas!

As equipes das áreas de negócio são representadas neste projeto por seus chefes. Percebo que esse pessoal realmente detém o conhecimento necessário para entender o novo produto e as alterações necessárias nos processos da empresa para adaptação ao seu funcionamento. Além disso, esse povo tem a autonomia, ou autoridade, necessária para tomar decisões a respeito de como as adaptações necessárias poderão ser implementadas. Desse modo, percebo que as reuniões resultam em definições, esclarecimentos, adaptações, ou seja, geram resultados positivos!

A equipe da área de tecnologia e desenvolvimento de sistemas também configuram um ponto forte deste projeto. Foram destacados para esta "missão especial" :} alguns dos melhores e mais experientes desenvolvedores de sistemas da empresa. Eles são pessoas altamente competentes e organizadas em seu trabalho, além de deterem amplo e profundo conhecimento dos sistemas que desenvolvem. Além disso, apresentam uma qualidade considerada rara entre desenvolvedores: são pessoas simpáticas e atenciosas. Vejo diariamente eles atenderem bem às eventuais solicitações de ajustes ou melhorias nos sistemas, estando abertos a conversar e debater com os solicitantes sobre a melhor maneira de implementar aprimoramentos nos sistemas. Com esta equipe, sinto a segurança de que o projeto está amparado por excelentes desenvolvedores!

Por tudo isso é que, reconhecendo a importância da "prioridade número 1" do presidente da empresa para este projeto, o principal fator ao qual eu atribuo a celeridade e a eficácia do andamento do projeto é mesmo a competência das pessoas. Eu me sinto maravilhada por trabalhar com esta equipe!

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Projeto inicia bem com equipe competente". Porto Alegre, 1. jun. 2013. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4320273