JUNHO: MÊS DA ALEGRIA E DAS FESTAS JUNINAS

Sábado, 1 de junho de 2013.

JUNHO: MÊS DA ALEGRIA E DAS FESTAS JUNINAS

Já estamos no último mês do primeiro semestre de 2013: Junho

É um mês muito esperado por muita gente, pois é nele que se realizam as famosas Festas Juninas, onde são homenageados três santos da Igreja Católica: Santo Antônio, no dia 13; São João, no dia 24 e São Pedro, no dia 29.

Estas festas são tradicionais no Brasil por apresentarem várias atrações. A principal delas são as comidas e doces que são consumidos por todos que delas participam. Mas as bebidas também estão presentes nestas festas e a mais famosa delas é o "Quentão", com preparo trabalhoso e cheio de pormenores e componentes, propiciando aos que gostam, grandes momentos de prazer. Mas tem um alto teor alcoólico.

Dentre os alimentos que são servidos nestas festas, o milho tem uma participação marcante porque se apresenta de várias formas para consumo: cozido, assado e ralado para ser transformado na famosa "canjica de milho verde", iguaria muito apreciada pelo povo nordestino. Acrescente-se, aí, a batata-doce. Que é servida de modo assada na brasa.

Mas outras iguarias também fazem parte das Festas Juninas: a paçoca, o churrasco na brasa, o pé-de-moleque e o cuscuz de tapioca. Mas existem outras menos concorridas, também.

Em tempos passados, era muito comum soltar-se balões. Também eram usados muitos fogos de artifícios, mas nos dias atuais essas ações são proibidas por lei, limitando as atrações das referidas festas.

Um dos momentos maiores das Festas Juninas são as Quadrilhas. E nelas observa-se um verdadeiro espetáculo. As fantasias são trabalhadas e os passos das danças são famosos, com herança da cultura francesa. Seus nomes, inclusive seguem essa linha.

As músicas também fazem parte importante destas festas. Sendo que o forró é a mola-mestra. Este ritmo é exclusivo do Nordeste e apresenta uma musicalidade extraordinária, proporcionando a quem dança, e até mesmo ouve, momentos de muita alegria, com certeza.

Mas existe uma outra atração famosa e muito esperada nestas comemorações: O casamento-caipira. É muito divertido e arruaceiro, promovendo e provocando muita risada a quem dele participa e, também, para quem o assiste. É um verdadeiro espetáculo artístico, sim.

É, sem dúvida nenhuma, uma festa esse mês de Junho. A alegria do povo é marcante e contagiante

. E são momentos felizes e que conseguem fazer uma grande parte da população brasileira esquecer os problemas que vive. Agora, é preparar a calça remendada, o chapéu de palha, no caso dos homens; e as roupas rendadas e trabalhadas das mulheres e partir para uma delas. E deixar a alegria e felicidade tomar conta de cada um.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 01/06/2013
Código do texto: T4320517
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.