Ideologia.

Nos 80 e 90 simpatizei e posteriormente filiei-me ao PARTIDO dos TRABALHADORES.Abri mão dos meus lazeres pessoais para dedicar-me de corpo e alma nos movimentos partidário e social. Eram muitas reuniões, passeatas, plenárias e palestras. Era um voluntariado mais que ideológico, era apaixonado mesmo. A direita cuspia marimbondos, os burgueses babavam de raiva.

Em uma reunião para elaborar uma Carta Aberta a comunidade, a minha ganhou de duas, foi digitada e distribuída para a comunidade.

A Carta. 1992.

Nós, os moradores da região do Bairro Itatiaia, vivemos uma situação absurda. Convivemos com ruas esburacadas cheias de poeira. Lixos se acumulam, pois não existe coleta regular em todas as ruas. Animais mortos não são recolhidos. Os córregos que cortam a região transformaram-se em esgotos a céu aberto, trazendo mau cheiro, moscas, batatas, ratos e o perigos de doenças infecto contagiosas, como cólera e dengue.

As administrações que passaram pela prefeitura de BH não deram a atenção necessária aos nossos problemas. A administração tucana que terminará este ano, é um exemplo. Desde que assumiram a prefeitura, eles deram prioridade ás áreas nobres e ao centro da cidade.

Vamos a comparação: a Praça da Liberdade é linda! Mas o córrego do Sarandy é feio demais! As árvores e flores da praça desprendem um delicioso perfume, mas o córrego do sarandy como fede!

Na praça se respira um ar puro... No córrego do sarandy o mau cheiro congestiona as vias respiratória de adultos e crianças.

As águas claras da praça dão shows de beleza nas fontes luminosas...No córrego do sarandy, ela é turva, barrenta e infectada. Com o agravante de que nas enchentes derrubam barrancos e barracos, deixando muitos desabrigados.

Na Praça da Liberdade os beija- flores sugam o néctar das flores... No córrego do sarandi saem enxames de borrachudos para sugar nosso precioso sangue.

Nos córregos da ressaca e veados acontecem os mesmos problemas, são poluídos e fontes de doenças.

Gasta-se muito dinheiro com a Lagoa da Pampulha. Não seria mais barato e definitivo canalizar os córregos poluentes, desviando-os da lagoa?

Embelezar as praças e parques é importante, mas é preciso mais ainda dar prioridades ás áreas que oferecem riscos as populações.

Não aceitamos a discriminação a que somos submetidos. Denunciaremos sempre,as condições desumanas em que vivemos e afirmamos até vermos atendidas as nossas reivindicações.

De 1993 o PT administrou BH até 2008, numa vacilada perdemos para o neoliberalismo maquiado de socialismo.

Lair Estanislau Alves.