DIA DOS NAMORADOS

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

A questão, no caso, não é ser ou não ser. É ter ou não ter. Ter ou não ter namorado, ter ou não ter namorada. E é, sem dúvida, em linguagem machadiana, "um achado, um acerto feliz, como a sorte grande". Fruto de intuição e, em Minas, intuição provida de pão de queijo, goiabada com queijo e, como para tudo nesta vida, fruto também de muita fé e de filosofia. Sim, de filosofia, de estilo de vida. Por que não? Afinal, há de ser uma decisão para a vida toda, desafio constante, cumplicidade, ajuda mútua, sintonia, outro eu. Stefan Sweig escreveu: “Eis aqui um você no qual se reflete o meu eu; eis onde se elimina toda distância”.

Tudo isso, apesar de eventuais mal-entendidos. Ou daquilo que consideramos mal-entendidos. É que ninguém é perfeito. Aliás, "a perfeição é o sinal do começo da decadência e da morte", o diz, com graça, o Graça Aranha, sob o sugestivo título A Estética da Vida. Além disso, briga de amantes amados leva à renovação do amor, como já dizia o poeta latino Terêncio, no século II antes de Cristo: “amantium ira redintegratio amoris est”. Em linguagem proverbial: brigas de namorados, amores renovados.

Então, quem nunca namorou não sabe o que é andar de mãos dadas, ver um filme juntos, sentir que se pode fazer feliz de montão a quem se ama, partilhar a mesma inspiração, seja lá no lastro de Artur da Távola, Adélia Prado, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa ou de Vinicius de Moraes.

Namorar de verdade é trocar a solidão pela solidariedade.

Melhor, muito melhor que ficar sentado à beira do caminho, vendo carros, caminhões, poeira... Nisso vale, sim, a canção de Roberto e Erasmo, mas sem deixar que tudo se confunda em sua mente. No Dia dos Namorados, redescubra o seu próprio jardim, colha daí uma rosa, para ela ou para ele. O romance não elimina o namoro à moda antiga. Amor não tem idade. Não envelhece. No Dia dos Namorados, dê asas à imaginação, à criatividade...

Feliz Dia dos Namorados!

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 04/06/2013
Código do texto: T4324955
Classificação de conteúdo: seguro