Empresa – A Desordem

Quando a Empresa defronta-se com momentos de dificuldades, internas e externas – muitas vezes mais internas do que realmente externas:

Chega um momento que ela quer que o Profissional arque com as despesas de viagens, hotéis, alimentação, combustível, aluguel de carro entre outras. Quando questionada como serão as condições de viagem, fica mal visto o Profissional – tal assunto não deveria ser questionado neste momento crítico – diz a Diretoria e a Gerência.

Então começa um processo de demissões. A procura de limitações nos colaboradores para serem dispensados fica acirrada – suas qualidades são deixadas de lado – já não existem mais qualidades. Neste momento há desqualificação. Engenheiros experientes são substituídos por recém-formados, sem falarmos de estagiários ou técnicos – contratações com salários baixos. Fora isto tudo, contratos são fechados a preço de banana, sem desmerecer as bananas, é claro... A qualidade do serviço cai, e como cai... A qualidade vai por água abaixo, e com ela a Empresa rola morro abaixo veloz e feroz, como uma cascata... Vai tudo para o espaço...

Para apagar o incêndio (um termo usado nas Empresas Integradoras) o qual já está em altas proporções, ficam à procura do experiente fulano, não do sicrano ou beltrano, daquele que suou a camisa, ralou, comeu grama, passou noites ao relento sem dormir, com frio, na chuva, na lama, sujo e suado, que viveu e aprendeu seu ofício, este que um dia foi dispensado ou procurou outra oportunidade – é... Meus amigos – apenas um pequeno relato.

Assim caminha a Empresa que não segue um planejamento. Quer ter lucro pulando etapas. Muitas vezes deixa para fazer os testes próximos ao cliente, onde o mesmo vê erros, erros que podem ser resolvidos com testes internos. Acaba por gastar além do planejado e desgastar sua imagem junto a quem ela deveria mostrar segurança no desenvolvimento do projeto – não realiza testes antecipados por economia.

Desta forma aos poucos vai minando sua credibilidade frente aos clientes, colaboradores e fornecedores.

Levantar é muito difícil, existe a força da “gravidade” a mesma que faz cair com tanta facilidade...

Felipe 05/03/2013

Felipe Antonio Martinez
Enviado por Felipe Antonio Martinez em 05/06/2013
Código do texto: T4326807
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.