SÉRIE - O GUARDIÃO! O GORILA DA PEDRA. (PEDRA DE TORRINHA-SP)3

O GUARDIÃO

(Zé Romeu)

O Gorila, me lembrou, ..........

LEMBRANÇAS DE TORRINHA : A CIDADE

LEMBRANÇAS DE TORRINHA.

A CIDADE:

TORRINHA fica a 250 km de São Paulo.Olhando o mapa do estado de São Paulo ela fica localizada quase no centro.O nome é porque existe uma pedra em seu município que parece uma torre, daí Torrinha.

Esta no alto da serra.A população deve estar em torno de mais ou menos 10.000 habitantes.O clima devido à sua altitude é frio.À água muito boa. Daí o ditado que, quem bebe a água de Torrinha acaba voltando.

Quando menino as ruas não eram asfaltadas, eram de terra mesmo.

Não era raro vemos boiadas passando pela cidade a caminho da estação, levantando aquela poeira toda.Mas era um espetáculo bonito de ser visto.

Na porta das barbearias, cavalos esperavam os donos que estavam fazendo a barba e cortando o cabelo.

O barbeiro afiava a navalha em uma tira de couro e a limpava em um pacote de papeis,quase sempre de propagandas políticas, para tirar a espuma que nela ficava depois de passar no rosto do cliente.

Os barbeiros mais famosos desse tempo eram Neco e o Marinho.

Só havia o grupo escolar. Estudávamos só até o 4º ano primário. O ginásio e o colegial tinham que ser feito em outras cidades maiores.Faculdade também.

Daí a saída para as cidades grandes, quando atingíamos uma determinada idade, para estudar e trabalhar, pois os empregos também eram muito restritos.

Saímos muitos e nós encontrávamos quase sempre nas épocas de festas quando voltávamos todos para lá. Ai era aquela folia.

Havia um clube, um cinema, 2 bancos, 2 padarias, a Estação da Estrada de Ferro, o Campo de Futebol da Associação Atlética Torrinhense, o Hotel , 2 postos de gasolinas e é claro a Igreja na Praça principal.

As cidades mais próximas; Brotas, Santa Maria da Serra, Dois Córregos.

Brotas é onde estava o Fórum.Dois Córregos o Ginásio.Bauru as Faculdades.