SONHAR: É BOM OU RUIM ? SEI LÁ !

Quarta-Feira, 5 de Junho de 2013

SONHAR: É BOM OU RUIM? SEI LÁ!

Fui buscar no site Wikipédia a respeito de sonhos. Segue abaixo o que retirei de lá:

"O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido.1 Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas, o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência.

Para a psicanálise o sonho é o "espaço para realizar desejos inconscientes reprimidos". O pesquisador James Allan Hobson considerou "os sonhos mero subproduto da atividade cerebral noturna". (1)"

De tudo que já li a respeito de sonhos, não consegui chegar a lugar nenhum a respeito deles. Só sei que em matéria de sonhos, tenho-os aos montes. Mas, em geral, são sonhos sem pés nem cabeça. Ou seja: eu não tenho nada a ver com eles e nem eles comigo, de forma objetiva, digamos. Pelo menos esta é a conclusão que cheguei. Mas, diga-se de passagem, nem estou interessado a descobrir coisa alguma sobre isso.

Mas em geral, os sonhos que sonhei, em sua maioria, tem a ver com ambiente de trabalho. Quase sempre relativo ao período em que atuava na área que hoje chamam de "Recursos Humanos", que naquela época era chamado de "Área de Pessoal" ou, simplesmente, Departamento Pessoal (DP).

E uma das características nesses meus sonhos com relação a esse ramo de atividade, refere-se, sempre, à empresas que fogem à legalidade fiscal. Em todos os sonhos que tive sobre essa matéria, tinha a ver com emprego em empresa que trabalhava de forma irregular em relação às leis trabalhistas vigentes no país.

Mas o interessante nisso tudo é que só em uma das empresas em que trabalhei durante o período em que fui empregado e atuava na área profissional já citada, encontrei situação ilegal e da qual não concordei com a direção da mesma, tendo saído de lá de forma litigiosa, onde fui buscar meus direitos na justiça trabalhista, recebendo-os de forma absoluta.

E essa situação não deixa de intrigar-me, podem ter certeza. É uma situação curiosa e interessante, que acontece com muita frequência em meus sonhos. E com uma outra questão envolvida: os sonhos não se completam e as situações não se definem. Daí aumentar as minhas questões a respeito.

Tudo isso acontece de uma forma confusa, mesmo já tendo me afastado de tal mister há mais de 27 anos. É muito tempo, convenhamos. E tais sonhos se dão, sem que os consiga impedir, como acontece com todos os sonhos e, também, com todas as pessoas que sonham. Penso que nem Freud explicaria tal situação.

Mas, para buscar um consolo com toda essa situação, fico com a tese de James Allan Robson, acima citado, acreditando que ele é quem mais se aproxima da verdade ou da realidade, haja vista que, em nenhuma vez algo se deu em função desses meus sonhos no que tange a algum resultado positivo ou negativo nessa minha existência.

Ainda bem, não é?

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 06/06/2013
Código do texto: T4328526
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.