No mundo das receitas... (EC)

Há várias formas de se prescrever uma receita!

Estritamente no âmbito da saúde, há uma variação tremenda de receitas que podem ser prescritas...

Senão vejamos:

Se nos dirigimos a um consultório para uma consulta com um clinico geral, que pode grosso modo ser comparado a um direcionador para especialistas que cuidam dos diversos aspectos que fazem mal ao nosso organismo, via de regra saímos com uma receita paliativa aguardando o diagnóstico final do especialista para o qual se é encaminhado, que via de regra receita um novo medicamento específico para combater diretamente o problema enfrentado. E dá-lhe antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, etc., etc...

Porém, há nos vários setores de nossa vida, receitas que nos são passadas envolvendo vários aspectos além do acima aludido aspecto da saúde! Ainda na seara do assunto recém-adentrado, temos as famosas e muito acessadas receitas caseiras, quando um chazinho de camomila ‘acalma’, segundo nossas tias, nossas mães, nossas ‘camaradas’ vizinhas, etc., evitando que tenhamos um o ‘combalido’ stress e, por consequência, os AVCs, derrames, depressões... E dão-lhe chazinhos, segundo os ritos que herdamos de nossos antepassados não muito longínquos e também de épocas muito remotas, com nossas ascendências escravas, negras, silvícolas, europeias... Que atire a primeira pedra que nunca sorveu um chazinho de hortelã, de camomila, de erva-cidreira, de boldo, verde, canela... Receitas infalíveis contra maus que nos afligiram, afligem e certamente nos afligirão!

E, ‘invadindo’ crenças, religiões, afetividade... Receitas infalíveis contra maus olhados, desfazer e reatar romances, realizar curas prodigiosas, encontrar o caminho da eternidade, atingir proficiência financeira, combater doenças consideradas incuráveis pela área médica, etc.

Porém, nada mais inverossímil do que as receitas para estabelecer um relacionamento duradouro e uma vivência de paz em sua existência!

Aqui e acolá, sejam elas transmitidas por vizinhas (os) bem ou mal intencionadas (os), por recomendantes fortuitos com os quais nos defrontamos em salas de espera de consultórios médicos, dentários, nos caixas dos bancos, filas de atendimento nos órgãos públicos, bancos dos coletivos, viagens de taxis, assentos dos aviões, bancos dos trens e metros, etc.

Sob minha concepção, suspeita também sob todos os pontos de vista, em um ou outro caso, não há receita que possa ser repassada como se fosse uma simples elaboração de um bolo!

Certa quantidade de farinha de trigo, certa quantidade de açúcar, pitada de sal, recheio ou não dependendo da vontade do freguês, ovos (com ou sem clara...), manteiga ou margarina,...

Na vida, não há relacionamento duradouro estabelecendo-se premissas básicas como regras. Há de se ter uma entrega mútua, que gera um consequente ‘abrir mão’ de coisas por vezes impensáveis de ser relegadas a um segundo plano. Exemplo rudimentar seria o do caso de o lado masculino ser um frequentador contumaz de eventos esportivos o que não é muito bem visto pela parte feminina; Em contraponto, há o fato de o lado feminino, em grande maioria dos casos, ser adepta das novelas televisivas, velada ou explicitamente ser ojerizada pelo lado masculino. Há de se considerar o fato de que o ‘abrir mão’ de priorizar aspectos mais prementes sob nosso ponto de vista ser mais ou menos ‘dolorido’ para aquele que acedeu é um ato de amor explicito demonstrado para o lado oposto.

E assim é na vida como um todo! O principio básico é o respeito ao universo de direitos do próximo. A partir do momento em que há invasão nos direitos de outrem, não há mais possibilidade de haver um entendimento eficaz que possibilite um relacionamento duradouro e de paz entre dois enamorados!

Resumindo: Sob meu ponto de vista, receita infalível para um relacionamento efetivo e duradouro, tanto no âmbito afetivo quanto no meramente de sólida amizade, passam diretamente pelo respeito, educação e ‘fino trato’, que são as molas mestras e os ingredientes primordiais para excelente convivência!

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Uma Receita

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/umareceita.htm