PROBLEMA BRASILEIRO

PROBLEMA BRASILEIRO

Parece que estamos voltando, aos velhos tempos de inflação galopante, em nosso Brasil varonil. Vai daí surgem sempre os remédios, que controlam a febre do doente, mas não atacam sua causa. Aumentam-se os juros, reduz-se agora o crédito, e vamos tocando o rame rame de nossa incompetência. O real problema brasileiro está na *eficiência e **eficácia ao fazer as coisas. Resumindo, temos um sério problema de PRODUTIVIDADE.

PRODUTIVIDADE = PRODUÇÃO / TRABALHO

ou, relação entre riqueza produzida versus recursos consumidos.

*Eficiência é simplesmente fazer as coisas direito.

**Eficácia é fazer as coisas direito de forma produtiva e obtendo os melhores resultados.

Fazendo uma analogia, não adianta perfurar um poço de petróleo corretamente, se ao final não for obtido petróleo.

Enquanto não formos eficazes em nossas realizações, continuaremos vivendo de “soluços de melhoria”, jamais teremos condições adequadas de crescimento sustentável.

Os melhores exemplos de nossa baixa produtividade estão em nossos serviços públicos, das 3 esferas de poder, e vão se alastrando por todas as demais atividades. Exemplos não faltam, as obras públicas custam caro, tem baixa qualidade e tem utilização duvidosa ( ex: transposição do São Francisco, estádio do Engenhão, ferrovia norte-sul, obras estaduais e municipais, etc,etc,etc ). Nossas leis são ultrapassadas, as votações são lentas e guiam-se por interesses de grupos, grupelhos e corporações. Nossa justiça é um caos, sem qualquer compromisso com a vida cotidiana do cidadão. A ineficiência e a ineficácia espalham-se ainda na maioria dos negócios da iniciativa privada, que salvo raríssimas exceções não primam pela busca da produtividade, gerando assim maiores custos, que são simplesmente repassados a seus preços. Como boa parte da riqueza, é desperdiçada no pagamento da ineficiência e da corrupção ( fator derivado ) também não há recursos, para viabilizar uma expansão robusta da infra-estrutura viabilizando a alavancagem de negócios existentes, bem como, o surgimento de novos, com consequente redução de custos e desperdícios.. Assim, vamos vivendo nessa ladainha, repetindo sempre os mesmos erros e também errando nas soluções. Há luz no fim do túnel, é um trem que vem nos atropelar com eficácia.

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 10/06/2013
Reeditado em 10/06/2013
Código do texto: T4333923
Classificação de conteúdo: seguro