A INOCÊNCIA DAS CRIANÇAS

A INOCÊNCIA DAS CRIANÇAS

Desde os 17 anos, quando ela nasceu, e já nasceu cerrada; que uso barba. Antes preta que brilhava, hoje os fios brancos são em maior quantidade.

Ontem estava eu fazendo cera em frente da minha casa, aproximou-se uma vizinha com sua netinha, de mais ou menos quatro aninhos, a qual eu não conhecia. Esta olhou bem para meu rosto, mais especificamente para minha barba, se entristeceu, escondeu-se atrás da avó e fungou típico de choro.

A avó perguntou:

- O que foi Maria Eduarda?

A garotinha com o rosto banhado em lágrimas exclamou:

- Vovó, eu não quero cabelo no meu rosto!

A avó sem entender:

- Que cabelo meu bem?

Como eu havia entendido o medo da garotinha me imiscui no diálogo:

- Ela está com medo de nascer-lhe barba.

Explicação nenhuma abrandou a cisma da menininha.

Este episódio me fez lembrar de quando meus filhos tinham esta mesma inocência.

Minha filha é mais velha cinco anos, do que meu filho. Tendo este fator como vantagem ela na maioria das vezes gozava-o tentando se mostrar esperta.

Numa destas tentativas ela me arrastou na aventura de vangloriar-se perante o irmão:

- Papai, fala para ele como que a mamãe gata carrega os filhotinhos. Eu sei, mas ele não sabe.

Os pais estão sempre usando os animais como exemplos, às vezes como heróis, outras vezes como vilões.

Para incentivar minha filha a escovar os dentes, uma vez usamos a vaca com o bezerrinho.

- Veja minha filha, o bezerrinho tem os dentes branquinhos por que os escova de manhã, após o almoço, após o jantar e á noite, antes de dormir.

Ao ouvir isto ela entrou em desesperado choro. Não atinamos com o porquê:

- Mas por que este choro minha filha?

Na mais absoluta lógica, pois os bovinos têm na arcada superior só doze dentes, ela sabedora deste fato, explicou seu choro:

- Escovo os dentes só uma vez no dia, não caiu nenhum; o bezerrinho escova quatro vezes, caiu quase tudo.

É bom esclarecer que meus filhos nasceram na cidade, mas cresceram passando mais tempo na fazenda da minha sogra. E com certeza minha filha já sabia que os bezerrinhos têm poucos dentes.

Outra vez, numa visita a casa de amigos, nos deparamos com um aquário, minha filha observou bem; e na volta para casa ela perguntou:

- Papai, á noite para dormir, seu amigo tira os peixinhos de dentro da água e os enrola em cobertores para eles dormirem?

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 13/06/2013
Código do texto: T4339169
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.