Comunidade condena ladrão de dinheiro público

Foi julgado ontem, 1º de abril, o ex-deputado Federal Falácio Embuste. O hediondo de 55 anos foi preso em flagrante no mês passado pela Polícia Federal com R$ 300 mil reais. Falácio Embuste vai pegar quinze anos de cadeia.

O julgamento ocorreu na sede do Movimento Justiça Brasil (MJB) em Brasília. O MJB substituiu há um ano a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) por demência mental. O meliante fazia parte do maior partido político do Brasil, o Partido dos Descompromissados (PDD).

Segundo o Promotor Dr. Sociedade Unida, responsável pela acusação, o réu desviou os trezentos mil reais em três etapas: Primeira, superfaturamento na compra do jegue policial, o preço de mercado desse avançado veículo é de R$ 50 mil reais. Nas notas o tapeador apresentou como R$ 125 mil reais, sem contar que o veículo já era de terceira mão. Segunda, uma pequena gorjeta forçada e não declarada recebida de uma barraca de sanduíches da Câmara Federal, segundo o dossiê Falácio recebeu durante três meses R$ 30 mil reais, dinheiro esse que ia para os cofres da Câmara. Somando dão R$ 90 mil reais. Terceira e maior calote, o golpista cobrava propina de empresários para aprovar projetos a favor dos mesmos. Nessa etapa o ex-deputado faturou R$ 135 mil reais.

Todo o dinheiro apreendido foi entregue a justiça federal que amanhã decidirá o destino do mesmo.

Os advogados do réu já entraram com uma ação judicial no Ministério da Burocracia, alegando inconstitucionalidade na penalidade. Até o fechamento desta edição o Ministro não tinha tomado sua decisão.

João Áquila
Enviado por João Áquila em 02/04/2007
Código do texto: T434357
Classificação de conteúdo: seguro