SORRISO FAMOSO

 
Por precaução antes de viajar fizemos um seguro de saúde torcendo para que nada de grave acontecesse. Em todo caso, levei uns comprimidos para dor de cabeça, resfriado e gripe, que em outras terras às vezes são difíceis de comprar sem receita médica. Nem me passou pela cabeça que andando de um lado para outro ingerindo comidas diferentes pudéssemos ter problemas estomacais ou intestinais, principalmente na Espanha onde os temperos e molhos são muito condimentados. Felizmente ninguém ficou com dor de barriga, mas meu marido e meu filho andaram uns dias enjoados por causa de algo que lhes fez mal. Compraram um remedinho do tipo leite de magnésia para aliviar um pouco. Enquanto eles estavam naquela lenga-lenga, comecei a sentir uma dorzinha de dente... De início não falei nada, alguém precisava estar bem, já pensou nós como “três caipiras em Bariloche?”... (Lembrando o filme de Mazzaropi - Um Caipira em Bariloche - em que tudo dá errado com ele no estrangeiro).

Bem, quando já estávamos em Lisboa minha dor de dente passou a ficar insuportável. Eu precisava urgentemente de um dentista, mas como encontrar? Pensei então em pedir socorro no Liceu Francês, onde anos atrás estive para um estágio, lá poderiam me indicar alguém. Depois me lembrei de uma garçonete brasileira que havíamos conhecido na véspera e corremos ao Café onde ela trabalhava. Imediatamente ela falou do seu dentista que ficava ali pertinho mesmo, numa clínica chamada “Sorriso Famoso”. Como era caso de urgência, fui atendida na hora. Não pelo dentista da garçonete, mas por uma doutora que me inspirou confiança. Assim que abri a boca e mostrei o lugar que doía, ela com a mão enluvada tocou no meu dente. Olhou para mim com cara preocupada e disse:

- Deve ser problema de canal, mas nem vale a pena tratar. Seu dente está a abanar! Mesmo que eu comece o tratamento, mais dia ou menos dia ele vai cair. Ainda mais que a senhora está a viajar...
Decidi-me então pela extração que ela fez com firmeza num vapt-vupt, sem maiores dificuldades.

Em vez de sair do “Sorriso Famoso” me sentindo uma estrela global, deixei o lugar com um buraco na boca e a bochecha inchada. Meu dente ficou em Lisboa a abanar-me um tchauzinho.



(*) foto: arquivo pessoal