CULTURA BASILEIRA

CULTURA BRASILEIRA

A cultura no Brasil se confunde com enredo de carnaval, nele se cultua o que dá ibop. Mas como sedimentar a cultura brasileira se a os meios de difusão não a conhecem? Como convencer a midia a preferir a genuinidade da nossa cultura se ela mesma formou uma concepção de que o bom é o estrangeiro? Como persuadir os jovens a uma mudança cultural, se os meios de comunicações massificam os vicios comportamentais e ainda vinculam o sucesso a eles, construindo ídolos falsos e corrompendo os valores sociais? Como primar pela educação se construimos uma espécie de educação artificial, em que jovens são levados às escolas muitas vezes só por causa da merenda e pelo benefício das cotas, com um ensino de duvidoso conteúdo e de péssimo aproveitamento? como formar um cidadão consciente do seu valor individual e coletivo, ante uma sociedade que não dá exemplo e cujos mandatários do poder são tidos como mafiosos e corruptos? Como valorizara poesia, a música, a literatura e as artes, principais veículos de difusão das culturas de um povo, se o dominio econômico é quem escolhe o que deve ser mostrado? Como os jovens brasileiros irão conhecer a dimensão cultural, por exemplo, de Luiz Gonzaga, de Zé Marcolino, de Patativa do Assaré, de João do Vale, de Adriano Suassuna, dos poetas de São José do Egito, o cordel, o maracatu, o repente, e ao mesmo tempo saber suas origens e a importância cultural que representa, para as mensagnes que conduzem, se a mídia prefere a égua po có tó, o lec lec e outras degenerações da expressão popular apelativa e de insultação à violência e à prostituição? Como cultivar um comportamento de respeito mútuo e a preservação de valores individuais, familiares e sociais, se a midia os condena por ultrapassados? Como controlar a violência e a criminalidade, considerada a maior do mundo, se tudo que se mostra nos meios de comunicações é a violência; nas novelas, nos filmes e programas televisivos. De dez programas que nas TVs abertas brasileiras, a metade mostra violência, a outra parte, repercute a violência e conduz o telespectaror ao consumo exagerado? É preciso repensar o Brasil. E não se muda o comportamento de um povo senão pela valorização e difusão da sua cultura, dos seus valores, das suas peculiaridades em face do que constroem culturalmente. Não podemos é viver num país onde político é sinônimo de corrupto, onde existem juízes mas não existe justiça, onde o pobre, quando incide em crime, vai para a cadeia, e o rico, na mesma situação, vai para os holofotes da glória e ainda tira dividendos midiáticos quando pratica crimes, onde o político é reeleito com o bordão: "eu roubo mas faço". Não podemos evoluir sendo eternamente dependente de "bolsas de misericordia", transformada em populismo, clientelismo e assistencialismo intencional como forma de proteção aos moldes dos currais eleitorais do tempo do Brasil colonial. Não podemos viver num país onde as instituições degladiam entre si, e na disputa de poder manipulam suas ações, desdenhando o cidadão. Não podemos viver num país dominado pelas drogas, tão somente por se encoantrar dividido entre o liberar e o proibir. Precisamos, urgente, de mudar tudo isso. Por qual caminho? PELO CAMINHO DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA.

Professor José Ribeiro de Oliveira
Enviado por Professor José Ribeiro de Oliveira em 17/06/2013
Código do texto: T4346444
Classificação de conteúdo: seguro