BRASIL: O DESPERTAR DE UM GIGANTE

Talvez esse período se denomine os acontecimentos de junho de 2013, mas não importa como ele será lembrado. O importante, é que os fatos ficarão registrados nos livros de história e mostrará que acordamos e não somos tão pacatos, como os poderosos imaginavam. De uma forma ou de outra, a semente está germinada. O Brasil é um gigante, “um vulcão”, que ficou adormecido por muitos anos, embalado nos braços da elite, que sempre temeu o despertar de um povo sofrido.

Com a proclamação da República em 1889, o coração do povo se encheu de esperança, acreditando que havia chegado um tempo de liberdade, justiça e igualdade. Mas toda essa esperança foi sufocada pela política “Café com Leite”, guiada pela elite de um capitalismo atrasado. Em 1930, um golpe burguês e fascista colocou uma mordaça e completou vendando os olhos deste gigante. Em um sistema podre e baseado em interesses mesquinhos, de uma elite que gosta de exibir o seu luxo e sua ostentação, em 1964, a mordaça foi apertada e no período mais negro da história do Brasil, o Milagre Econômico tratou de embalar o “berço esplêndido” da nação.

Sofremos com a inflação nos anos 1980, a cada pacote econômico renascia e morria a esperança. Enganados pela mídia e anestesiados pelo discurso de democracia, o povo depositou a esperança em um presidente sem experiência, que parecia viver em um mundo de sonhos e fantasias. Sofremos com o arrocho salarial dos anos 1990. Nós, povo, pagamos muito caro para que se instalassem esta moeda chamada real. Vimos os governantes entregarem setores estratégicos do Brasil para o capital estrangeiro. Porém, os fatores cruciais são o sofrimento, a desigualdade social, a pobreza, a falta de saúde e segurança, as escolas e o ensino precários, os camponeses sem terra que querem trabalhar, o cidadão sem moradia que quer dignidade para a sua existência... somados a cinco séculos de sofrimento e exploração. Tudo isso fez o vulcão entrar em erupção e a lava se espalhar pela nação. Enfim, este gigante chamado Brasil acordou. Talvez adormeça novamente, mas o sono será leve, pois a fumaça da revolta popular, já mostrou que pode se espalhar por este Brasil.

Vicente Mércio
Enviado por Vicente Mércio em 19/06/2013
Código do texto: T4349490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.