Mistérios

Durante a vida toda, ao longo dos séculos, somos colocados diante de mistérios. Dogmas ou objetos de fé religiosa que nos são inacessíveis à razão, ao qual passamos a questionar. Pontos fundamentais de crenças que balançam a nossa fé, que nos fazem repensar valores e atitudes que nos foram incurtidos anos após anos.

Tantas coisas que tem causa oculta, que a nós é incompreensível nos rodeia diariamente. Quantas vezes nos deparamos com fatos inexplicáveis? Analisamos todos os ângulos. Circundamos todas as hipóteses plausíveis. E nada. Tudo nos parece insolúvel

Perguntas e mais perguntas sem respostas. Muitos mistérios nos deixam perplexos. Mas o que nos é oculto,secreto, não revelado, nos atrái. Mesmo tendo um certo conhecimento, fatos desconhecidos e repentinamente divulgados, nos atrái de forma relevante.

Por mais que se explique com crescente precisão, como funciona o mundo natural, persiste para a maioria das pessoas a crença de que existe algo mais poderoso ainda.

Há nessa persistência, ironicamente, uma explicação científica, estudada profundamente por cientistas.

A fé e muiotas das religiões criadas a partir dela, persiste por ser um componente fundamental da evolução humana.

Mesmo em meio a tantas dúvidas perenes, a fatos imcompreensíveis, o homem encontra na crença do sobrenatural, uma forma de calma interior momentânea, que o ajuda a viver socialmente melhor.

A fé cria sentimentos que florescem no ser humano incógnitas infinitas, mas que automaticamente o levam a fraternidade e a solidariedade.

A mais impressionante indicação, da necessidade de Deus na vida do homem, está no gene da espiritualidade, que segundo estudiosos nasce com o ser, mas o hábito de rezar e de frequentar igrejas ou templos, adquiri-se culturalmente. Mas nenhuma cultura, nenhuma ciência, desvenda os milhares de mistérios que circunda a vida humana e o ser humano em si.

O fato de a espiritualidade acompanhar o homem em sua evolução é, provavelmente o motivo pelo qual o conceito de Deus, e os mistérios do universo, e tudo o que o contém,surge em todas as sociedades humanas, desde os tempo imemoriais, mesmo entre as mais isoladas.

Mesmo que a ciência e a religião se misturem, se mesclem um dia, o que óbviamente é algo quase impossível, nunca poderão executar a tarefa de pausar os mistérios que tanto atraem a raça humana.

As milhares de perguntas que surgem no âmago de cada ser vivente,ali permanecerão até o encontro entre criatura e criador.

milizinha
Enviado por milizinha em 02/04/2007
Reeditado em 20/05/2011
Código do texto: T435443
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.