A VOZ ROUCA DAS RUAS II

O brasileiro paga um preço mais elevado pelos serviços públicos (abastecimento de água, energia elétrica, transporte coletivo e telefonia) do que os cidadãos da maioria dos países ricos. A constatação é a mesma quando o que está em jogo é o combustível e o gás de cozinha, produtos cujos preços em nossa Pátria-Amada-Mãe- Gentil são controlados pelo governo federal.

Por que as tarifas são mais elevadas aqui do que em nações do chamado Primeiro Mundo? Será que as empresas responsáveis pelo fornecimento desses bens e serviços no Brasil pagam, aos seus empregados, salários maiores do que aqueles praticados em outras terras, onerando assim o custo de produção? É fundamental lembrar que o custo da mão de obra se reflete no preço final de qualquer produto. A resposta óbvia para a pergunta é: NÃO! À exceção de uns muito poucos, o assalariado brasileiro recebe remuneração inferior às de profissionais de países ricos que exercem função equivalente.

U
m veículo fabricado no Brasil é vendido em outro país para o qual é exportado, por um preço médio que corresponde à metade do valor cobrado aqui. Isso, já depois de acrescidos os valores de transporte e a margem de lucro do dono da revendedora estrangeira...

Por que, então, somos penalizados, pagando mais, como se fôssemos os cidadãos mais ricos do mundo?

Algumas causas são óbvias e oficialmente divulgadas: carga pesada de impostos, que onera a produção e distribuição. Mas existem outras que NUNCA são mencionadas, embora todos nós saibamos quais são e a quem beneficiam. Mas que ninguém menciona, por excesso de diplomacia ou de...JUÍZO. Sim, para não ser incurso em crimes de calúnia e difamação. As duas agressões à lei acarretam, a quem couber a autoria, severas penalidades. E como a grande maioria da população é composta por pessoas com faculdades mentais funcionando à perfeição, ninguém ousa apontar as causas em sua totalidade. Estão sendo mencionadas agora, sim, por meio de grupos que formam as multidões em protesto contra desmandos e injustiças e cobram as indispensáveis correções. Falou a VOZ ROUCA NAS RUAS, porque todos os limites de paciência se esgotaram. 

Querem resolver ou - o que é mais fácil em curto prazo - minimizar o (s) problema(s) que levam multidões às ruas ? Comecem por REDUZIR AS TARIFAS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS e preços dos produtos administrados pelo governo...

Falar é fácil, alguém pode replicar em favor da manutenção desse estado de coisas que intolerável. Mas eis exposta aqui nesta página, a tréplica: nestes casos, FAZER É MUITO MAIS FÁCIL. Basta quem está no comando querer. 
Alfredo Duarte de Alencar
Enviado por Alfredo Duarte de Alencar em 24/06/2013
Reeditado em 17/01/2015
Código do texto: T4356158
Classificação de conteúdo: seguro