Shalon


Paz, uma palavra tão propagada por séculos e mais séculos, agora parece vir à tona, com maior ênfase. Ressoa por todos os recantos, em todos os idiomas que possam existir. Muito já se tem dito e escrito sobre a “Paz”. São muitas as definições. Algumas, dentre elas, parecem ter mais lógica como a que diz: “A paz é um estado de espírito satisfeito, uma consciência tranquila que, mesmo em meio a um mundo conturbado pela violência, não se deixa afetar, sem, no entanto, deixar de se comprometer pela causa da justiça que produz tal fruto. Descobri nas páginas de um livro, cujo autor não gravei na memória, algo muito importante em referência a Paz. Diz o autor: “A paz é plenitude de vida, de alegria, de prosperidade, que brota de duas condições: a integridade moral da pessoa e a prática da justiça.” Esta palavra PAZ” tem seu significado; vem do hebraico “Shalon” e ela representa a paz, que é fruto da justiça para com Deus e os homens. Foram muitos os profetas do Antigo Testamento, entre eles: Isaías, Jeremias, Miquéias que tinham a visão do elo entre paz e justiça. (A paz verdadeira é obra da justiça, diz o profeta Isaías, e fazia destaque ao seu perfil ético social: a paz deve se realizar mediante o empenho contínuo, perseverante de cada pessoa no âmbito da sociedade como um todo.)


Juraci da S Martins
Enviado por Juraci da S Martins em 24/06/2013
Reeditado em 25/06/2013
Código do texto: T4356622
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.