MANIFESTAÇÃO E SELEÇÃO

Neymar dribla um e dois e três... o goleiro arrisca uma direção... Neymar avança... E a polícia avança... E bombas de gás dão o tom. Gritos de ordem e cartazes sobre saúde, segurança e educação desenham o cenário. Neymar avança e ginga e chuta... O palácio do governo, cercado de pessoas, é agora o lugar da atenção. Mãos levantam várias bandeiras do Brasil. Rostos pintados de verde. Rostos pintados de azul. Máscaras. Trabalhadores, estudantes, mulheres e homens, meninos e meninas e marginais também. São os tais! E aprontam em Porto Alegre, São Paulo, Rio e nas Gerais. Gente de bem e gente do mal. Tudo junto, misturado. É a massa, afinal. Falta! O juiz paralisa o jogo. Neymar se posiciona. A bola entra e é gol! Neymar dança e o goleiro é a imagem da perplexidade. Perplexos estão todos com a situação. E palavras e coração tentam se entender na confusão. Brasil um a zero. A tropa de choque se aproxima. Correria. Fogos. Balas de borracha. Repórter ferido. Policial ferido. Ferida a nação. Cidades (interior e capitais) gritam, borbulham, apertam e socam e se indignam . Indignação. Indigna nação. Vibra o torcedor. E bandeirolas se agitam. Aplausos. O Brasil faz o segundo. Um segundo se passa. Mas é o suficiente para as costas do menino sangrarem, para os braços da menina doerem, para as janelas do palácio quebrarem, para o fogo aumentar. E sangra e dói e quebra e queima tudo e todos. O Brasil faz o terceiro. Três atropelados na manifestação. Mas não tem importância não. Muita gente viu. Muita gente filmou. Alguém diz que logo mais estará na internet. Passos e preces se misturam. A camisa do jogador brilha. Uma camisa amarela igual ao sol. E o brilho intenso dessa luz ofusca, arrasa e dá esperanças: Brasil 4x2 Itália! Nas ruas, a comemoração e o protesto criam a novidade, o paradoxo do carnaval! Alegorias e fantasias contam a história de um país sem respeito, um país indecente e sem igual. A grande rede ata e desata as coisas, cria heróis e besteirol. Mas de tudo quanto se sabe, não se sabe (trocadilho infame) qual será o final.

CAMPISTA CABRAL
Enviado por CAMPISTA CABRAL em 25/06/2013
Código do texto: T4357660
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.