ASSIM O POVO CAMINHA

Já não se ouvia nada além de gritos eufóricos vindos daquela pequena multidão que se agrupava diante da histórica igreja da Candelária. E até os que passavam,alguns vindo do trabalho como eu,se rendiam ao magnífico coro de centenas de vozes que falavam o que em seu peito sufocava: NÃO A CORRUPÇÃO,CONTRA A PEC 37! Em voz baixa soltei um: NÃO à PEC o quê? E continuei meu trajeto rotineiro, que nesse dia contou com a presença de um clima tenso e libertador. Após atravessar a pequena multidão,uma pergunta ecoou em meus miolos: o que é PEC 37? Pensei ser uma dessas obras de melhoria das comunidades,mas e o 37? Será que era a trigésima favela a ser asfaltada,pavimentada? Como se aquelas toneladas de concreto trouxesse a dignidade que as pessoas tanto merecem,pensei.

Intrigado voltei uns passos e encontrei uma menina de uns dezenove anos,segurando um cartaz escrito:não a PEC 37. Certo de que ela poderia me dar a resposta que procurava,perguntei: menina,o que vem a ser a PEC 37? São aquelas obras de pavimentação em comunidades? perguntei tentando falar difícil. A menina respondeu que não,mas que também não deixava de ser,e que ela NÃO ACEITAVA nada daquilo.A parte de não aceitar ela falou categoricamente. Confuso estava,confuso fiquei,e antes mesmo de tanta confusão eclodir dentro da minha cabeça,um cara meio louco bateu nas minhas costas e saiu falando que a PEC 37 era uma lei que tirava os Royalties de petróleo...eu disse: como assim? aqui do Rio? Ele foi logo gritando que não aceitava e ainda chamou uns amigos para falar também...Quem passava e ouvia,logo fazia questão de dar sua opinião. Uns diziam que era um "Não a Homofobia",outros que era um decreto que "legalizava o aborto", e alguns manifestantes brincaram que era o fim do "Bolsa Família"...nessa hora eu pensei:Sujou! Um grupo de umas cinquenta pessoas furiosas se juntou e gritou em alto e bom som: o povo merece respeito,Bolsa família é meu direito! A confusão estava armada! Como em uma Torre de Babel abrasileirada e carioca,ninguém entendia mais nada. Cada um expunha sua opinião,e até falaram que era uma lei que proibia o Ministério Público de investigar casos judiciais. Que loucura,pensei. Esse povo tem cada ideia. Enquanto alguns davam palavras de ordem,a única ordem importante era a que eu mesmo dei a mim:PRECISO SAIR DAQUI! E sai.

Já no ônibus,sem acreditar na loucura que acabara de vivenciar,percebi que ainda não sabia o que era a tal PEC 37,e pra ser sincero,naquele momento eu não queria mais saber. Quando chegar em casa procuro na internet,pensei.

Foi então que a imagem daquelas pessoas caminhando juntas,gritando em coro frases repetidas,me fez decifrar um quase enigma: POVO EXAUSTO CAMINHA.PEC 37. Era uma sigla,que descrevia todo aquele cenário.As pessoas não aguentavam mais,caminhavam em busca de algo que não tinham,e estavam exaustas,mas,exaustas de que? Da política desse nosso Brasil que eu também faço parte,é claro! É... estávamos mesmo,muito cansados.

Gabi Vilamar
Enviado por Gabi Vilamar em 27/06/2013
Código do texto: T4360298
Classificação de conteúdo: seguro